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                   Quadro 1 – Empresas que mais concentraram contratos para a execução de obras na BR-319

                                    EMPRESA                       Nº DE CONTRATOS          % DE CONTRATOS
                              TESCON ENGENHARIA LTDA                    16                     14%
                       CASTILHO ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS S/A        8                       7%

                        CONTECNICA CONSULTORIA TÉCNICA S/CLTDA          6                       5%
                           LCM CONSTRUÇÃO E COMERCIO S. A.              7                      6%

                         DIEFRA ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA           4                       3%
                               LAGHI ENGENHARIA LTDA                    4                       3%

                       ASC EMPREENDIMENTOS E CONSTRUÇÕES LTDA           4                       3%
                       CONSTRUTORA MEIRELLES MASCARENHAS-LTDA           4                       3%

                   Fonte: Elaboração própria a partir dos dados do portal de Portal de Compras do Governo Federal <http://comprasnet.gov.br/livre/Contrato/conrecon0.asp>.
                         Ao analisar o ano de início de vigência dos   trou contratos, com 16, seguido por 2010, com 11, 2014,
                   contratos, observa-se que 2002 foi o ano que mais concen-  com 10, 2019, com 9, e 2005, com 8. 


                   Figura 1 – Distribuição dos contratos de acordo com o ano de início da vigência

                    18 18

                    16 16

                    14 14

                    12 12

                    10
                     10
                     8
                     16
                     6 8

                     4 4

                     22

                     00
                        2000  2000  2001  2001  2002  2002  2003  2003  2004  2004  2005  2005  2006  2006  2007  2007  2009  2009  2010  2010  2011  2011  2012  2012  2013  2013  2014  2014  2015  2015  2017  2017  2019  2019  2020  2020  2021  2021  2022  2022



                         A partir dessa contextualização da quantidade de   podemos destacar: sobrepreço, ausência de estudo e
                   contratos relacionados à BR-319 e olhando para o histórico   licenças ambientais, e projetos básicos insuficientes iden-
                   de auditorias do FISCOBRAS , é possível identificar que   tificados em diferentes anos.
                                        86
                   a rodovia foi objeto de análise por meio do programa
                   em 12 oportunidades entre os anos de 2000 e 2020.     Essas irregularidades são muito relevantes, indi-
                   Dentre as irregularidades identificadas nas fiscalizações,   cando que, desde o início, os projetos negligenciam as


                   86  O levantamento dos acórdãos relativos as auditorias do Fiscobras foi feito a partir da pesquisa livre no portal do TCU <https://pesquisa.apps.tcu.gov.br/> pela menção à
                     rodovia BR-319, análise dos resultados e filtragem dos acórdãos que eram mutuamente referentes a processos do Fiscobras e tinham como objeto a rodovia BR-319.





                                                                                 O cOntrOle eXternO da rOdOvia br-319 pelO tcu
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