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                   Figura 1 – Trechos da BR 319 definidos pelo TAC






































                   Fonte: IBAMA
                         Após essas definições, diversas versões do EIA/  O processo atual de licenciamento ambiental
                   RIMA do “trecho do meio” foram apresentadas pelo DNIT   vem sendo criticado por organizações da sociedade civil
                   entre 2008 e 2009, mas foram consideradas insuficientes   e especialistas, que apontam a insuficiência dos estudos
                   pelo IBAMA. Medidas mais gerais e preventivas voltadas   que embasaram a emissão da licença prévia e a insu-
                   para o combate ao desmatamento no entorno da rodovia   ficiência das condicionantes, bem como a ausência de
                   foram definidas por um Grupo de Trabalho instituído   realização da consulta livre prévia e informada aos povos
                   em 2008 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e   indígenas e comunidades tradicionais que serão afetados
                   parcialmente implementadas nos anos seguintes. Em   pelo empreendimento (OBSERVATÓRIO BR-319, 2022).
                   2020, o processo de licenciamento ambiental foi reto-
                   mado, com o DNIT apresentando uma nova versão do      Como veremos mais adiante, a execução de
                   EIA/RIMA. Após solicitar complementações em 2021, o   medidas de combate ao desmatamento na área de
                   IBAMA emitiu a licença prévia de repavimentação da   influência da rodovia e o processo de licenciamento
                   rodovia em julho de 2022.                       ambiental do “trecho do meio” mobilizaram diversos
                                                                   atores a demandarem ações de controle externo pelo TCU.



            4.2  TRIBUNAIS DE CONTAS NO CONTROLE DE OBRAS DE
                   INFRAESTRUTURA


                         Esta primeira seção tem o objetivo de apresentar   atuação das cortes de contas em temas de integridade,
                   e discutir de forma panorâmica a competência e o papel   transparência e questões socioambientais serão tratadas
                   do TCU no controle de infraestrutura, estabelecendo as   de forma transversal nesta discussão.
                   bases para a análise da atuação da Corte nos processos   A Constituição Brasileira de 1988 define o TCU
                   relacionados à rodovia BR-319, foco deste artigo. A   como órgão auxiliar ao Congresso Nacional no exercício do






                                                                                 O cOntrOle eXternO da rOdOvia br-319 pelO tcu
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