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                         Em análise do controle exercido pelo TCU nas    Com esta seção, buscou-se apresentar a compe-
                   agências reguladoras de infraestrutura, defende-se que   tência e o escopo de atuação dos Tribunais de Contas de
                   o Tribunal não tem uma atuação restrita à fiscalização da   forma ampla, bem como sua delimitação em relação às
                   legalidade dos aspectos financeiros das atividades das   políticas, aos projetos e às obras de infraestrutura, aliada a
                   agências e, sim, que ele realiza um controle amplo da   reflexões e críticas sobre a atuação das Cortes de Contas na
                   juridicidade de todos os atos regulatórios, inclusive de   temática, buscando estabelecer as bases para a compreensão
                   normas setoriais (PEREIRA, 2019, p. 182-183).   da atuação do TCU no caso específico da rodovia BR-319.



            4.3  TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO E A RODOVIA BR-319


                         Conforme discutido anteriormente, o TCU possui   gências quanto a abrangência de sua atuação. Nesta seção
                   competência para fiscalizar as obras públicas de infraes-  serão apresentados um breve histórico da atuação do TCU
                   trutura, especialmente sobre seus contratos e gestão de   no controle de contratos e dos aspectos socioambientais
                   impactos ambientais, ainda que haja discussões e diver-  relacionados à rodovia BR-319.


            4.3.1 Controle da legalidade e conformidade dos contratos


                         O TCU possui o programa FISCOBRAS, progra-  com recomendação de paralisação (IG-P); ii) indício de
                   mação anual de fiscalização em obras públicas, em que as   irregularidade grave com retenção parcial de valores
                   obras analisadas são definidas com apoio de uma matriz   (IG-R); iii) indício de irregularidade com recomendação de
                   de risco, e em que são realizados estudos e fiscalizações   continuidade (IG-C); iv) indício de outras irregularidades
                   sobre as mesmas, onde os resultados são consolidados em   (OI); e v) sem ressalva (SR) (TEIXEIRA e ALVES, 2011).
                   um relatório que é encaminhado ao Congresso Nacional.
                   Nesse relatório, o TCU tece recomendações sobre ações que   A partir de um levantamento em portais públicos
                                                                                                 85
                   visam buscar soluções para os indícios de irregularidades   do governo federal, foram identificados  115 contratos
                   encontrados, promover audiências ou oitivas para agregar   relacionados à rodovia BR-319 entre os anos de 2000
                   mais elementos para as análises e emitir recomendações   e 2022, sendo que a Superintendência do DNIT no
                   ao Congresso Nacional quanto à liberação ou ao bloqueio   Amazonas foi responsável pela maioria deles, com 80
                   dos recursos destinados às obras analisadas no orçamento   contratos, seguida pelo DNIT-SEDE, com 24, pelo DNIT-
                   do ano seguinte diante das irregularidades encontradas   RO, com 9 contratos e, por fim, pelo DNIT-RO/AC, que
                   (TEIXEIRA e ALVES, 2011; TCU, 2022).            tem 3 contratos com obras na BR-319. Cinquenta e
                                                                   quatro empresas foram responsáveis pela execução
                         São cinco os tipos de resultados possíveis a partir   desses contratos, sendo que apenas oito concentraram
                   dessas fiscalizações: i) indício de irregularidade grave   51 contratos, ou 45% do total.




















                   85  Em dezembro de 2020 foi realizado o primeiro levantamento do histórico dos contratos assinados pela DNIT e relacionados à BR-319, que foi atualizado ente julho de 2021
                     e setembro de 2022. Os dados foram levantados a partir da consulta ao Portal de Compras do Governo Federal <http://comprasnet.gov.br/livre/Contrato/conrecon0.a sp>,
                     que apresenta os dados desde o ano de 1996. A pesquisa consistiu em analisar todos os contratos encontrados que foram assinados pelo DNIT SEDE, pela Supervisão
                     Regional do DNIT do Amazonas e pela Supervisão Regional do DNIT de Rondônia e que tinham como objeto a rodovia BR-319.





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