Page 51 - controle-infra-tces-br
P. 51
51
Em análise do controle exercido pelo TCU nas Com esta seção, buscou-se apresentar a compe-
agências reguladoras de infraestrutura, defende-se que tência e o escopo de atuação dos Tribunais de Contas de
o Tribunal não tem uma atuação restrita à fiscalização da forma ampla, bem como sua delimitação em relação às
legalidade dos aspectos financeiros das atividades das políticas, aos projetos e às obras de infraestrutura, aliada a
agências e, sim, que ele realiza um controle amplo da reflexões e críticas sobre a atuação das Cortes de Contas na
juridicidade de todos os atos regulatórios, inclusive de temática, buscando estabelecer as bases para a compreensão
normas setoriais (PEREIRA, 2019, p. 182-183). da atuação do TCU no caso específico da rodovia BR-319.
4.3 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO E A RODOVIA BR-319
Conforme discutido anteriormente, o TCU possui gências quanto a abrangência de sua atuação. Nesta seção
competência para fiscalizar as obras públicas de infraes- serão apresentados um breve histórico da atuação do TCU
trutura, especialmente sobre seus contratos e gestão de no controle de contratos e dos aspectos socioambientais
impactos ambientais, ainda que haja discussões e diver- relacionados à rodovia BR-319.
4.3.1 Controle da legalidade e conformidade dos contratos
O TCU possui o programa FISCOBRAS, progra- com recomendação de paralisação (IG-P); ii) indício de
mação anual de fiscalização em obras públicas, em que as irregularidade grave com retenção parcial de valores
obras analisadas são definidas com apoio de uma matriz (IG-R); iii) indício de irregularidade com recomendação de
de risco, e em que são realizados estudos e fiscalizações continuidade (IG-C); iv) indício de outras irregularidades
sobre as mesmas, onde os resultados são consolidados em (OI); e v) sem ressalva (SR) (TEIXEIRA e ALVES, 2011).
um relatório que é encaminhado ao Congresso Nacional.
Nesse relatório, o TCU tece recomendações sobre ações que A partir de um levantamento em portais públicos
85
visam buscar soluções para os indícios de irregularidades do governo federal, foram identificados 115 contratos
encontrados, promover audiências ou oitivas para agregar relacionados à rodovia BR-319 entre os anos de 2000
mais elementos para as análises e emitir recomendações e 2022, sendo que a Superintendência do DNIT no
ao Congresso Nacional quanto à liberação ou ao bloqueio Amazonas foi responsável pela maioria deles, com 80
dos recursos destinados às obras analisadas no orçamento contratos, seguida pelo DNIT-SEDE, com 24, pelo DNIT-
do ano seguinte diante das irregularidades encontradas RO, com 9 contratos e, por fim, pelo DNIT-RO/AC, que
(TEIXEIRA e ALVES, 2011; TCU, 2022). tem 3 contratos com obras na BR-319. Cinquenta e
quatro empresas foram responsáveis pela execução
São cinco os tipos de resultados possíveis a partir desses contratos, sendo que apenas oito concentraram
dessas fiscalizações: i) indício de irregularidade grave 51 contratos, ou 45% do total.
85 Em dezembro de 2020 foi realizado o primeiro levantamento do histórico dos contratos assinados pela DNIT e relacionados à BR-319, que foi atualizado ente julho de 2021
e setembro de 2022. Os dados foram levantados a partir da consulta ao Portal de Compras do Governo Federal <http://comprasnet.gov.br/livre/Contrato/conrecon0.a sp>,
que apresenta os dados desde o ano de 1996. A pesquisa consistiu em analisar todos os contratos encontrados que foram assinados pelo DNIT SEDE, pela Supervisão
Regional do DNIT do Amazonas e pela Supervisão Regional do DNIT de Rondônia e que tinham como objeto a rodovia BR-319.
O cOntrOle eXternO da rOdOvia br-319 pelO tcu

