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                   1.2.2.2 Estudo de Caso: Refinaria do Nordeste (RNEST), uma história de como um
                         projeto aumentou 10 vezes de custo e gerou prejuízos de R$ 15 bilhões       24

                         A construção da Refinaria Abreu e Lima, em   até hoje a refinaria não foi finalizada e opera com menos
                   Pernambuco, também conhecida como Refinaria do   da metade de sua capacidade projetada, resultando em
                   Nordeste, é um triste exemplo de gestão. Ao longo   perdas contabilizadas de R$ 15 bilhões.
                   do tempo, esse projeto sofreu várias alterações que
                   não eram fundamentadas e que culminaram em            As falas dos Ministros do TCU na sessão de julga-
                   prejuízos bilionários.                          mento, realizada em 14 de outubro de 2020, resumem esse
                                                                   estudo de caso: “[...] a Petrobras realizou o pior negócio
                         Iniciada em 2005, com a expectativa de custar   da sua história [...] talvez seja o pior negócio da história
                   cerca de US$ 2 bilhões, a refinaria aumentou seu orça-  do País”, disse o Ministro Augusto Sherman. O Ministro
                   mento de forma exponencial ao longo do tempo. Em   Walton Alencar complementou: “Esse processo tem de
                   2014, o seu custo total já era estimado em cerca de US$   ficar marcado e os dados têm de ficar expostos para que
                   20 bilhões, conforme publicação do TCU (Brasil, 2021ª).   gerações futuras possam saber como foi a nossa geração”
                   Convertendo esse valor, isso equivale atualmente a cerca   (TCU, 2021).
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                   de R$ 100 bilhões . Planejada para ser concluída em 2011,


            1.2.3  Terceira chaga – O “cemitério de obras abandonadas”: o insistente
                   desapreço pelo interesse público

                                                                                          27
                         O “cemitério de obras abandonadas”, das três   trabalhos do referido tribunal  (a exemplo do Acórdão
                   chagas, é o problema que mais incomoda a população,   1.079/2019-TCU-Plenário) sistematicamente indicaram
                   visto que é visível a qualquer pessoa, independente   percentuais abaixo de 3% para paralisações decorrentes
                   de conhecimento técnico. Via de regra, é necessário   de órgãos de controle (ibid.) .
                                                                                         28
                   ter experiência e informações muitas vezes de difícil
                   acesso para entender o nível de maturidade de deter-  A tragédia das obras paralisadas pode ser corre-
                   minados projetos e compreender sua inviabilidade.   lacionada como uma consequência das causas das outras
                   Porém, qualquer pessoa que se depara com uma creche   chagas – imaturidade para a tomada de decisão, aumentos
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                   abandonada , um hospital quase completo, mas sem   de custos/prazos e inviabilidade dos empreendimentos.
                   equipamentos, e sente indignação de forma imediata.   Tanto é que as quase três décadas de auditorias em obras
                   E esse cenário melancólico é da monta de pelo menos   públicas conduzidas pelo TCU – conduzidas dentro do
                   R$ 8 bilhões, sem qualquer benefício, segundo dados   programa intitulado Fiscobras – apontam para a recor-
                   do TCU (2023).                                  rência dos achados: projeto básico deficiente, estudos
                                                                   de viabilidade precários, sobrepreço e superfaturamento,
                         Investigando-se a origem desse fenômeno,   entre outros (BRASIL, 2016; 2021b). Esses projetos que
                   tem-se a hipótese, muitas vezes alardeada, de que   nascem prematuros, sem o devido amparo técnico, incor-
                   a paralisação é decorrente da atuação de órgãos de   poram inúmeros aumentos de custo e prazo, ao longo do
                   controle. Contudo, o TCU já trouxe ao público evidências   tempo, perdem apoio e recebem menos recursos ou sendo
                   que desconstroem tal ideia. Os dados compilados em   completamente abandonados.




                   24  Os dados da RNEST são baseados na publicação do TCU “Gestão RNEST: Uma história que precisa ser contada para não ser repetida” disponível em: <https://portal.tcu.gov.
                     br/gestao-rnest.htm>. (TCU, 2021).
                   25  Esse número é tão alto que a maioria das pessoas sequer consegue entender o quão vultoso ele, de fato, é. Para tentar entender a magnitude disso, se uma pessoa gastasse
                     R$ 1 milhão por dia, levaria mais de 273 anos para consumir os R$ 100 bilhões.
                   26  Apenas para ilustrar o problema social, o voto condutor do Acórdão 1.079/2019-TCU-Plenário (BRASIL, 2019) mostra que 75 mil vagas de creche deixaram de ser criadas e
                     oferecidas à população por conta da paralisação das obras.
                   27  Vide também os Acórdãos 1.188/2007, 617/2010, 2.451/2017, 1.228/2021 e 871/2022, do Plenário do TCU.
                   28  Além de ser um percentual baixo, são obras que, de fato, apresentam irregularidades graves, tais como superfaturamentos e falhas de projeto. Isto é, é uma paralisação
                     temporária que visa evitar um mal maior.





                                         O iceberg da infraestrutura: cOmO cOmbater a imaturidade, a inviabilidade e a paralisaçãO de Obras brasileiras
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