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                         Agora, imaginemos que uma pessoa pudesse,   o foco não necessariamente na punição do responsável,
                   com um simples clique, ser levada para um painel   mas, sim, para evitar que danos sejam consumados.
                   amigável que apresentasse todas as informações a   Nesse cenário, em vez de “fotos” (fiscalizações espo-
                   seguir: ”Essa obra foi estimada para custar R$ 100 milhões   rádicas) das falhas de contratos individuais. teríamos
                   e ser concluída em 3 anos, sendo de responsabilidade   “vídeos” (acompanhamento sistemático) do desem-
                   do Departamento Y, iniciada na Gestão de Z. Ela não   penho do empreendimento como um todo. Uma vez
                   é decorrente do plano estratégico do setor e não teve   que um projeto entrasse na lista de alto risco, seria
                   análise que comparasse os custos com os benefícios.   acompanhado do início ao fim.
                   Atualmente, a obra está estimada em R$ 150 milhões
                   (50% de aumento em relação ao orçamento inicial) e está   Com base nesse acompanhamento, o controle
                                                                                         34
                   atrasada em 6 anos. Além disso, não recebe recursos   poderia gerar um painel digital  que permitisse a qualquer
                   há 2 anos (paralisada na gestão de W). Clique aqui para   pessoa compreender se o seu dinheiro estava sendo bem
                   assistir um vídeo de 2 minutos que explica como os   gasto ou não, além de saber quem foram os responsá-
                   seus impostos foram aplicados nessa obra. Clique aqui   veis pela obra. Poderiam ser disponibilizados os dados
                   para ver os 10 piores e 10 melhores investimentos em   agrupados do empreendimento, indicando, pelo menos:
                   infraestrutura na sua região”.                  quem idealizou/executou/concluiu (gestão do governante
                                                                   X, partido Y); departamento responsável; custo e prazos
                         Nesse cenário hipotético, com a introdução de   (planejados, real, aumento percentual e andamento (se
                   maiores consequências, os políticos não seriam tão moti-  a obra está paralisada ou não); e um vídeo de 2 minutos
                   vados a investirem em empreendimentos imaturos, com   explicando essas informações em linguagem acessível, que
                   baixa viabilidade e propensos a serem paralisados. Porém,   pudesse ser compartilhado em redes sociais. Com o tempo,
                   fica a pergunta: qual é o incentivo para que um tomador   também poderiam ser criados rankings dos melhores e piores
                   de decisão venha a institucionalizar algo que o deixaria   empreendimentos em termos de variação de custo e prazo.
                   mais sujeito a críticas?
                                                                          Nesse sentido, quanto maior a transparência,
                         Dessa forma, é necessário que o controle externo   menos políticos ganhariam votos por fazer campanhas
                   atue para reduzir o grau de assimetria de informações e   utilizando investimentos em projetos imaturos. Em um
                   ajude a promover a transparência efetiva, acompanhando   cenário de transparência completa, os eleitores poderiam
                                                                                                           35
                   de perto os maiores empreendimentos de infraestrutura   decidir com base em informações e não em propagandas .
                   (e não apenas contratos isolados desses projetos). Esse
                   acompanhamento traria duas vantagens principais:      Em síntese, defende-se que os órgãos de controle
                   primeiro, fomentaria o controle social com informações   passem a acompanhar mais de perto a tomada de decisão
                   claras disponibilizadas à sociedade sobre o andamento   nos grandes projetos de infraestrutura e em sua imple-
                   dos projetos ao longo do tempo, sem jargões técnicos;   mentação, divulgando informações claras sobre o grau de
                   segundo, possibilitaria correções mais tempestivas, com   sucesso desses projetos (custos, prazos e benefícios), de
                                                                   modo a fomentar o verdadeiro controle social.


            1.3.2  Segunda medida: Incentivar a mudança de mentalidade –
                   refletir antes de gastar – estruturação da tomada de decisão com

                   critérios objetivos e transparentes

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                         A frase “pense devagar e aja rápido”  pode   uma sabedoria importante. Em essência, significa que
                   parecer contraditória à primeira vista, mas ela contém   é importante dedicar tempo suficiente ao se planejar





                   34  Rose-Ackerman e Palifka (2016) mostram a importância de incentivar a transparência compreensível dos dados. Nesse sentido, citam como boa prática uma iniciativa de um
                     grupo local na Nigéria que traduziu os dados orçamentários opacos em gráficos de fácil entendimento.
                   35  A “pedra fundamental” das obras deveria se dar com o início da operação dos empreendimentos.
                   36  Flyvbjerg e Dan Gardner (2023) consideram “Think slow, Act Fast” (“pense devagar, aja rápido”) como um dos segredos para o sucesso de projetos.





                                         O iceberg da infraestrutura: cOmO cOmbater a imaturidade, a inviabilidade e a paralisaçãO de Obras brasileiras
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