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Agora, imaginemos que uma pessoa pudesse, o foco não necessariamente na punição do responsável,
com um simples clique, ser levada para um painel mas, sim, para evitar que danos sejam consumados.
amigável que apresentasse todas as informações a Nesse cenário, em vez de “fotos” (fiscalizações espo-
seguir: ”Essa obra foi estimada para custar R$ 100 milhões rádicas) das falhas de contratos individuais. teríamos
e ser concluída em 3 anos, sendo de responsabilidade “vídeos” (acompanhamento sistemático) do desem-
do Departamento Y, iniciada na Gestão de Z. Ela não penho do empreendimento como um todo. Uma vez
é decorrente do plano estratégico do setor e não teve que um projeto entrasse na lista de alto risco, seria
análise que comparasse os custos com os benefícios. acompanhado do início ao fim.
Atualmente, a obra está estimada em R$ 150 milhões
(50% de aumento em relação ao orçamento inicial) e está Com base nesse acompanhamento, o controle
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atrasada em 6 anos. Além disso, não recebe recursos poderia gerar um painel digital que permitisse a qualquer
há 2 anos (paralisada na gestão de W). Clique aqui para pessoa compreender se o seu dinheiro estava sendo bem
assistir um vídeo de 2 minutos que explica como os gasto ou não, além de saber quem foram os responsá-
seus impostos foram aplicados nessa obra. Clique aqui veis pela obra. Poderiam ser disponibilizados os dados
para ver os 10 piores e 10 melhores investimentos em agrupados do empreendimento, indicando, pelo menos:
infraestrutura na sua região”. quem idealizou/executou/concluiu (gestão do governante
X, partido Y); departamento responsável; custo e prazos
Nesse cenário hipotético, com a introdução de (planejados, real, aumento percentual e andamento (se
maiores consequências, os políticos não seriam tão moti- a obra está paralisada ou não); e um vídeo de 2 minutos
vados a investirem em empreendimentos imaturos, com explicando essas informações em linguagem acessível, que
baixa viabilidade e propensos a serem paralisados. Porém, pudesse ser compartilhado em redes sociais. Com o tempo,
fica a pergunta: qual é o incentivo para que um tomador também poderiam ser criados rankings dos melhores e piores
de decisão venha a institucionalizar algo que o deixaria empreendimentos em termos de variação de custo e prazo.
mais sujeito a críticas?
Nesse sentido, quanto maior a transparência,
Dessa forma, é necessário que o controle externo menos políticos ganhariam votos por fazer campanhas
atue para reduzir o grau de assimetria de informações e utilizando investimentos em projetos imaturos. Em um
ajude a promover a transparência efetiva, acompanhando cenário de transparência completa, os eleitores poderiam
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de perto os maiores empreendimentos de infraestrutura decidir com base em informações e não em propagandas .
(e não apenas contratos isolados desses projetos). Esse
acompanhamento traria duas vantagens principais: Em síntese, defende-se que os órgãos de controle
primeiro, fomentaria o controle social com informações passem a acompanhar mais de perto a tomada de decisão
claras disponibilizadas à sociedade sobre o andamento nos grandes projetos de infraestrutura e em sua imple-
dos projetos ao longo do tempo, sem jargões técnicos; mentação, divulgando informações claras sobre o grau de
segundo, possibilitaria correções mais tempestivas, com sucesso desses projetos (custos, prazos e benefícios), de
modo a fomentar o verdadeiro controle social.
1.3.2 Segunda medida: Incentivar a mudança de mentalidade –
refletir antes de gastar – estruturação da tomada de decisão com
critérios objetivos e transparentes
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A frase “pense devagar e aja rápido” pode uma sabedoria importante. Em essência, significa que
parecer contraditória à primeira vista, mas ela contém é importante dedicar tempo suficiente ao se planejar
34 Rose-Ackerman e Palifka (2016) mostram a importância de incentivar a transparência compreensível dos dados. Nesse sentido, citam como boa prática uma iniciativa de um
grupo local na Nigéria que traduziu os dados orçamentários opacos em gráficos de fácil entendimento.
35 A “pedra fundamental” das obras deveria se dar com o início da operação dos empreendimentos.
36 Flyvbjerg e Dan Gardner (2023) consideram “Think slow, Act Fast” (“pense devagar, aja rápido”) como um dos segredos para o sucesso de projetos.
O iceberg da infraestrutura: cOmO cOmbater a imaturidade, a inviabilidade e a paralisaçãO de Obras brasileiras

