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                   TCU por “promoverem a eficiência, a responsabilização,   “Reference Class Forecasting” (RCF) aplicada a projetos
                   a eficácia e a transparência na administração pública,   de infraestrutura de transporte no Brasil.
                   o que favorece a realização dos objetivos e prioridades
                   nacionais de desenvolvimento, bem como dos objetivos   O guia fornece referências de alto nível e investiga
                   acordados a nível internacional” (ONU, 2014). Além disso,   se existem diferenças relevantes e/ou estatisticamente
                   as Nações Unidas (2021) reconheceu a contribuição das   significativas sobre os excessos de custos e prazos dos
                                                                   projetos de infraestrutura brasileiros em relação a projetos
                   ISCs no quadro da prevenção e do combate à corrupção.
                                                                   semelhantes em outros países. Esses resultados quanti-
                         Em termos de projetos de infraestrutura em geral,   ficados podem ser usados na avaliação de projetos e na
                   encontra-se uma aparente desconexão entre o que é   previsão de custos, cronogramas e riscos associados ao
                   prometido e o que é, de fato, entregue à sociedade, e   desenvolvimento de infraestrutura no país.
                   essa diferença compromete a percepção e a confiança   Os especialistas analisaram e compararam o
                   nas instituições responsáveis. Erros em avaliações de   desempenho brasileiro com a distribuição geral de projetos
                   viabilidade de projetos podem levar a uma má alocação   internacionais no que diz respeito aos excessos de custos
                   dos recursos públicos e, para além da questão da eficiência   e prazos, bem como dos custos unitários dos projetos
                   econômica, o TCU também tem o papel de lançar um   rodoviários, ferroviários, de pontes e túneis. Esses dados
                   olhar sistêmico sobre o impacto do custo social conside-  provêm de dois conjuntos diferentes, obtidos pelo TCU com
                   rável. Quando recursos significativos são desviados para   base em informações disponibilizadas pelos organismos
                   projetos que acabam custando mais do que o planejado   governamentais brasileiros dos setores de transportes
                   e entregando menos do que o prometido, outras áreas   responsáveis por obras públicas rodoviárias e ferroviárias
                   possivelmente mais necessitadas e eficientes acabam   (DNIT/VALEC). Em seguida, os dados foram comparados
                   sendo negligenciadas.                           com outros projetos internacionais provenientes da base

                         A deturpação estratégica de dados (explicada no   de dados da OGP.
                   capítulo anterior), constitui uma fraude que está normal-  Além da análise sobre a aplicabilidade ao contexto
                   mente associada a grandes esquemas de corrupção,   brasileiro, o guia prático contempla o passo a passo para
                   lavagem de dinheiro e pagamentos de subornos a altos   implementar a metodologia e pode ser utilizado para
                   funcionários públicos responsáveis pela decisão de imple-  motivar e orientar novas pesquisas e investigações sobre
                   mentar os projetos. Dado isso, é ainda maior a relevância   o desempenho dos projetos de infraestrutura no Brasil e
                   da adoção de mecanismos reconhecidos de redução dos   seus fatores determinantes.
                   riscos, bem como de prevenção e combate à corrupção,
                   em estudos de viabilidade.                            Ao comparar os dados do setor de infraestrutura
                                                                   de transportes brasileiro com um benchmarking interna-
                         Nesse contexto, com o apoio do projeto Anticor-  cional, o país teve um desempenho significativamente
                   rupção OLACEFS-GIZ, o TCU trabalhou em conjunto com   pior em termos de atrasos de cronograma. Em termos
                   consultores da Universidade de Oxford (Oxford Global   de custos excedidos, descobriu-se que o Brasil teve um
                   Projects – OGP), para a realização de um estudo sobre a   desempenho pior do que os países europeus, norte-ame-
                   aplicação prática do método RCF no setor de transportes   ricanos e da Oceania, mas melhor do que outros países
                   brasileiro – o Viabilidade em Foco 2. Nessa etapa focou-se   da América do Sul. No entanto, é importante esclarecer
                   especificamente no desenvolvimento de parâmetros para   que não foi possível realizar uma comparação unitária
                   a aplicação do método RCF no setor de infraestrutura   por projeto, já que os dados brasileiros consistiam em
                   de transporte (rodovias e ferrovias) que, juntamente   conjuntos de contratos de construção, refletindo apenas
                   com outros parâmetros internacionais, pudessem ser   o custo parcial de um determinado projeto. A fragilidade
                   utilizados como referência para o desenvolvimento do   dos dados impediu que as conclusões da comparação
                   método também em outros países-membros da OLACEFS.   fossem mais robustas.
                   A metodologia pode ser utilizada para outros setores de
                   infraestrutura com suas respectivas adaptações.       A limitação dos conjuntos de dados recolhidos no
                                                                   Brasil ocorre devido a questões sistemáticas de falta de
                         O resultado desse trabalho, iniciado no segundo   transparência, uma vez que estão agrupados por contrato
                   semestre de 2022, é um guia prático sobre a metodologia   e não por projeto. Assim, a OGP reforça que qualquer





                                           viabilidade em fOcO: ferramentas para melhOrar a qualidade de prOjetOs de infraestrutura de grande pOrte
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