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viés do otimismo e, principalmente, a deturpação estraté- Dessa forma, foi defendido o aprofundamento do
gica dos dados, que é uma forma suave de se dizer fraude estudo da metodologia “Reference Class Forecasting” e
–, sinalizavam aderência aos problemas percebidos nas uma nova abordagem, denominada à época de Monito-
grandes obras brasileiras de infraestrutura. ramento Contínuo de Viabilidade, sintetizados a seguir.
2.2.1 Reference Class Forecasting (RCF)
A literatura comprova que existe uma tendência dos custos, aos atrasos no cronograma ou ao déficit
sistemática dos avaliadores de projetos de serem exces- de benefícios, pertinentes a um número suficiente de
sivamente otimistas (FLYVBJERG et al., 2002, 2003, 2006, projetos dentro da classe de referência, a fim de se
2023; DENICOL et al., 2020). Uma forma de mitigar o viés tirar conclusões estatisticamente significativas;
do otimismo é por meio da metodologia “Reference Class c. comparar o projeto específico com a distribuição da
Forecasting” (RCF). classe de referência, a fim de estabelecer o resultado
mais provável para o projeto em questão.
A RCF permite que as análises de custo-benefício
sejam mais realistas ao obrigar os proponentes dos projetos Em termos simples, a RCF funciona como uma
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a compararem suas estimativas com base em dados espécie de “coeficiente de segurança” , que leva em
empíricos de casos similares do passado. Atualmente, as consideração os desvios de custos, benefícios e prazos
práticas do Reino Unido e da Associação Estadunidense de projetos similares para avaliar a viabilidade de uma
de Planejamento (APA) recomendam a adoção da RCF nova proposta.
para melhorar a precisão das análises de viabilidade de Com essa abordagem, examinamos os erros
projetos de diferentes portes.
cometidos em projetos anteriores, como ferrovias, rodo-
Para a aplicação da RCF, devem ser realizados os vias, barragens e outros empreendimentos de grande
três passos a seguir (FLYVBJERG, 2006): porte. Por exemplo, se chegarmos à conclusão de que os
custos das ferrovias aumentam em média 45% em relação
a. identificar a classe de referência anterior em projetos ao planejado, por que deveríamos presumir que os novos
similares. Essa classe de referência deve ser ampla projetos serão significativamente mais eficientes do que
o suficiente para ser estatisticamente significativa, os anteriores? Essa constatação nos leva a uma reflexão
mas estreita o suficiente para ser verdadeiramente essencial: mesmo que os custos de construção de uma
comparável ao projeto em pauta; nova ferrovia aumentem em 45%, ainda seria vantajoso
b. estabelecer uma distribuição de probabilidade para a implementá-la? Os benefícios superariam os custos?
classe de referência selecionada. Isso requer acesso a Essa análise precisa ser feita caso a caso, levando em
dados empíricos confiáveis relacionados ao aumento consideração as circunstâncias específicas.
56 O coeficiente de segurança é um fator majorador utilizado na engenharia para lidar com a incerteza dos dados de entrada, a exemplo dos projetos de estruturas (majorando/
aumentando as cargas) e geotecnia (reduzindo a resistência do terreno), a favor da segurança da obra civil.
viabilidade em fOcO: ferramentas para melhOrar a qualidade de prOjetOs de infraestrutura de grande pOrte

