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tico dos maiores projetos de infraestrutura, conforme A seguir serão descritas as etapas do Viabilidade
pode ser visto no capítulo “O iceberg da infraestrutura: em Foco, cuja intenção foi capacitar e trazer à tona a impor-
como combater imaturidade, inviabilidade e a paralisação tância de avaliar a tomada de decisão em megaprojetos
de obras brasileiras”. de infraestrutura.
2.3 VIABILIDADE EM FOCO I – LEVANTAMENTO DAS MELHORES PRÁTICAS
MUNDIAIS E COMPARATIVO DO BRASIL COM OUTROS PAÍSES
A primeira etapa do projeto Viabilidade em Foco foi em Foco 1 surgiu principalmente na relevância do impacto
apoiada no marco do projeto regional “Fortalecimento do das obras de infraestrutura sobre o meio ambiente, mais
Controle Externo na Área Ambiental”, implementado pela especificamente em termos de desmatamentos, utilização
Cooperação Alemã GIZ entre 2016 até 2022. Por encargo do de recursos naturais, alteração de flora e fauna, e outros
Ministério Federal para Cooperação Econômica e Desenvol- impactos relevantes. Situação essa que é agravada quando
vimento da Alemanha (BMZ), o projeto teve como objetivo o empreendimento se mostra inviável e fica paralisado
apoiar o TCU e outras Instituições Superiores de Controle ao longo de sua execução, fazendo com que os impactos
(ISC) da OLACEFS, no fortalecimento de fiscalizações com ambientais gerados não consigam ser compensados por
enfoque na área ambiental. qualquer benefício à sociedade.
A motivação para apoiar o projeto Viabilidade
2.3.1 Primeiro Produto – Grandes obras de infraestrutura e o risco de
corrupção e inviabilidade econômica: uma análise exploratória
Por meio de uma pesquisa detalhada e de uma para a produção de estimativas mais precisas e realistas.
revisão minuciosa da literatura, os pesquisadores da USP Mais detalhes desse trabalho podem ser vistos no guia:
e da UFMG levantaram os principais fatores relacionados “Grandes obras de infraestrutura e o risco de corrupção
às decisões sobre investimentos em infraestrutura que e inviabilidade econômica: uma análise exploratória”
podem causar a inviabilidade econômica de projetos (RAJÃO et al., 2021a).
de grande porte. Para reduzir o risco de insucesso em
grandes projetos, pesquisaram metodologias potencial- A metodologia mais destacada na primeira etapa
mente eficazes que poderiam ser utilizadas: a análise de foi a chamada “Reference Class Forecasting” (RCF), que
risco, instrumento que avalia potenciais incertezas; o trata da previsão com base em classes de referência dos
método Front-End-Loading, que define critérios claros custos e prazos estimados na tomada de decisão. Foi
para a aprovação de projetos em diversas fases; o Five verificado que os trabalhos mais citados sobre o assunto
Case Model, que se concentra na estruturação de todo o vinham do grupo de pesquisa do professor Bent Flyvbjerg,
ciclo de tomada de decisão; e, por fim, o Reference Class da Universidade de Oxford. Essa metodologia atua para
Forecasting, que torna as previsões críveis com base no reduzir o viés do otimismo e a deturpação estratégica
histórico de projetos semelhantes. dos dados, principais causas dos aumentos de custos
e prazos em projetos de infraestrutura. Por trás desse
O denominador comum entre essas metodo- nome, talvez pouco familiar, encontra-se uma sabedoria
logias é a busca por processos transparentes e sólidos, milenar, mas extremamente simples e eficaz: ”aprender
visando evitar um excesso de otimismo ou a manipulação com os erros do passado para tomarmos melhores
estratégica das análises de viabilidade. Isso contribui decisões no futuro”.
viabilidade em fOcO: ferramentas para melhOrar a qualidade de prOjetOs de infraestrutura de grande pOrte

