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                         Por outro lado, a história tem demonstrado   2017 . A ideia era a de que o controle externo deveria
                   também que os benefícios geralmente não alcançam as   dar mais atenção aos elementos que fundamentam a
                   metas inicialmente divulgadas, seja em termos de impacto   tomada de decisão de grandes projetos de infraestrutura,
                   econômico, benefícios sociais, ou mesmo sustentabilidade   com foco no acompanhamento de perto dos custos e
                   ambiental. Apenas 0,5% dos megaprojetos alcançam   benefícios utilizados para decidir se um projeto deveria
                                                                                  54
                   os benefícios pretendidos e são concluídos dentro do   ou não ser realizado .
                   orçamento e do prazo (FLYVBJERG e GARDNER, 2023).
                   Isso causa uma desconexão entre o que é prometido e   A primeira etapa foi conduzida por pesquisadores
                   o que é, de fato, entregue, comprometendo a percepção   da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de
                   do público e a confiança nas instituições responsáveis.   Minas Gerais entre agosto de 2020 e outubro de 2021, auge
                                                                   da pandemia de COVID-19. O objetivo foi compreender as
                         Erros substanciais nas avaliações de viabilidade   metodologias existentes para a avaliação de megaprojetos
                   desses projetos podem levar a uma má alocação dos   de infraestrutura, bem como capacitar auditores e gestores
                   recursos públicos, implicando um custo social considerável.   públicos. Nessa etapa exploratória, foram produzidos dois
                   Isso ocorre porque, quando recursos significativos são   relatórios que levantaram as melhores práticas mundiais
                   desviados para projetos que acabam custando mais do   e depois compararam as práticas utilizadas no Brasil com
                   que o planejado e entregando menos do que o prometido,   as de outras nações.
                   outras áreas potencialmente mais necessitadas e eficientes
                   acabam sendo negligenciadas.                          A GIZ e o TCU vislumbraram, assim, a oportuni-
                                                                   dade de implementar uma segunda etapa, o Viabilidade
                         O resultado desse cenário é a imposição de   em Foco 2, com o objetivo de realizar uma aplicação
                   prejuízos significativos aos contribuintes. Estes não apenas   prática de uma das metodologias analisadas na etapa de
                   suportam o ônus financeiro desses custos inflacionados,   pesquisa – a metodologia RCF – e aplicá-la a megaprojetos
                   mas também lidam com a decepção de ver benefícios   de infraestrutura do setor de transportes brasileiro.
                   prometidos não se concretizarem.
                                                                         Este artigo apresenta as ideias, bem como os
                         Tendo em vista esse problema, surgiu o projeto   principais resultados, das duas etapas do Viabilidade em
                   Viabilidade em Foco, dos auditores David Grubba, Ivan   Foco. Ao final, é disponibilizado o acesso a todos os relató-
                   Santillo e Cynthia Berberian, reconhecido pelo TCU em   rios, guias, eventos e informações dos cursos produzidos.


            2.2  VIABILIDADE EM FOCO – PRINCIPAIS CONCEITOS


                         A ideia do projeto Viabilidade em Foco (GRUBBA,   cifras de bilhões de reais, apresentavam em comum uma
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                   SANTILLO e BERBERIAN, 2017)  nasceu da percepção   falha mais grave do que esses danos ao erário, qual seja, a
                   dos autores, que trabalhavam à época com o combate à   completa inviabilidade econômica e socioambiental dos
                   corrupção na então Secretaria Extraordinária de Operações   projetos. Essa inviabilidade causava enormes impactos
                   Especiais em Infraestrutura do TCU (SeinfraOperações),   ambientais, promovia o descolamento a maior em relação
                   de que as grandes mazelas dos desvios de custo e prazos   aos preços ao contratante e materializava benefícios que
                   se repetiam de forma sistemática nos maiores projetos   sequer cobriam os seus investimentos.
                   de infraestrutura.
                                                                         Ainda em pesquisas preliminares, fora identifi-
                         Esses empreendimentos, marcados por altos   cado que as causas dos aumentos nos custos e prazos,
                   percentuais de superfaturamento, vários alcançando   mencionadas no trabalho do professor Bent Flyvbjerg – o




                   53  Prêmio Reconhe-Ser do TCU – Categoria Ideia inovadora – Viabilidade em Foco. Disponível em: <https//portal.tcu.gov.br/data/files/9C/57/2B/91/B9DEF610F5680BF6F18818A8/
                     Reconhe-Ser_2017.pdf>. (GRUBBA, SANTILLO e BERBERIAN, 2017).
                   54  Esse conceito ganhou corpo com o apoio do então titular da Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura do TCU, Rafael Carneiro Di Bello, e recebeu
                     suporte da Cooperação Alemã (GIZ) e da Organização Latino-americana de Entidades Fiscalizadoras Superiores (OLACEFS), com supervisão e revisão técnica de Katrina Narguis.
                   55  Prêmio Reconhe-Ser 2017 do Tribunal de Contas da União – Ideia inovadora. Viabilidade em Foco. Disponível em: <https://portal.tcu.gov.br/data/files/9C/57/2B/91/
                     B9DEF610F5680BF6F18818A8/Reconhe-Ser_2017.pdf>.





                                           viabilidade em fOcO: ferramentas para melhOrar a qualidade de prOjetOs de infraestrutura de grande pOrte
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