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                   visão clara do que acontece, é quase impossível encontrar   nas melhores metodologias. Mais perto da superfície,
                   e implementar soluções eficazes.                devemos implementar uma estratégia para filtrar projetos
                                                                   inviáveis por meio de análises que considerem erros do
                         Portanto, ao lidar com problemas nas obras de   passado (corrigindo o viés do otimismo) e previnam a
                   infraestrutura, é importante lembrar que o que vemos   deturpação dos dados.
                   na superfície é apenas a ponta do iceberg. A verdadeira
                   solução exige uma compreensão e uma abordagem de      A seguir, temos a camada onde incentivamos a
                   todos os níveis do problema, desde a base até a sua ponta.   coleta e a análise contínua de dados. Assim como essa
                   E isso é o que veremos a seguir. Parte desse cadenciado   camada do iceberg está parcialmente exposta ao ar e ao
                   processo, ou mergulho, está ao alcance direto dos Tribunais   mar, também precisamos de um fluxo constante de dados
                   de Contas, e outra parcela pode ser induzida por meio de   e análises para informar as decisões e o controle.
                   recomendações do controle. Essa volta à superfície não
                   ocorre da noite para o dia, mas precisa ser iniciada.   Finalmente, na ponta do iceberg, temos a camada
                         Na base, onde é mais frio e escuro, precisamos   onde reconhecemos os melhores gestores e órgãos, que
                   fomentar a transparência efetiva dos gastos públicos,   entregam projetos a tempo e dentro do orçamento, e que
                   ajudando a jogar luz sobre o problema. Essa é a fundação   trazem benefícios reais. Assim como a ponta do iceberg é
                   sobre a qual todas as outras soluções serão construídas.   a primeira coisa que vemos quando olhamos para o mar,
                   Assim como a base do iceberg sustenta toda a estrutura,   esses gestores bem-sucedidos são os exemplos visíveis
                   a transparência reduzirá o incentivo para investimentos   do que pode ser alcançado.
                   com foco apenas no curto prazo, pois os fracassos serão   Cada camada representa uma etapa necessária no
                   revelados à sociedade. Isso pode ser feito com o acom-  processo de melhoria contínua do desempenho da nossa
                   panhamento sistemático dos maiores projetos e com a   infraestrutura. Assim como o iceberg é uma entidade
                   divulgação clara dos sucessos e dos insucessos.
                                                                   sólida e unida, da mesma forma devem ser as nossas
                         Subindo um pouco, temos a camada do incentivo   estratégias para enfrentar os desafios da infraestrutura. Se
                   à melhoria dos processos. Essa massa espessa de gelo   conseguirmos fazer isso, estaremos mais perto um dia de
                   é a que sustenta todas as demais. Por isso, devemos   alcançar a superfície, vislumbrando horizontes melhores
                   começar a fortalecer a estruturação de projetos com base   para as futuras gerações.


            1.5  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


                   ALT, J. E.; LASSEN, D. D. Transparency, political polarization, and political budget cycles in OECD countries. American
                     Journal of Political Science, Bloomington, v. 50, n. 3, p. 530-550, 2006.
                   BANCO MUNDIAL. Por um ajuste justo com crescimento compartilhado: Uma agenda de reformas para o Brasil.
                     Washington, D.C., 2018. Disponível em: <https://www.worldbank.org/pt/country/brazil/brief/brazil-policy-notes>.
                     Acesso em: 07 de agosto de 2023.
                   BRASIL. Tribunal de Contas da União. Acórdão 1.188/2007-TCU-Plenário. Relator: Valmir Campelo. Brasília, 2007.
                   BRASIL. Tribunal de Contas da União. Acórdão 1.079/2019-TCU-Plenário. Relator: Augusto Nardes. Brasília, 20 mai. 2015.
                   BRASIL. Tribunal de Contas da União. Fiscobras. Relatório 20 anos Fiscobras. Brasília, 2016. Disponível em: <https://portal.
                     tcu.gov.br/data/files/93/C4/3D/41/F6DEF610F5680BF6F18818A8/Fiscobras_20_anos.pdf>. Acesso em: 31 jul.2023.
                   BRASIL. Tribunal de Contas da União.  Acórdão 460/2017-TCU-Plenário. Relator: Ministro-Substituto André Luís de
                     Carvalho. Brasília, 15 mar. 2017.
                   BRASIL. Tribunal de Contas da União. Acórdão 1.205/2015-TCU-Plenário. Relator: Vital do Rêgo. Brasília, 15 mai. 2019.
                   BRASIL. Tribunal de Contas da União. Gestão RNEST: uma história que precisa ser contada para não ser repetida. Brasília,
                     2021 (a). Disponível em: <https//portal.tcu.gov.br/gestao-rnest.htm>. Acesso em: 5 jun. 2023.
                   BRASIL. Tribunal de Contas da União. Acórdão 2.579/2021-TCU-Plenário. Relator: Augusto Nardes. Brasília, 17 out. 2021 (b).





                                         O iceberg da infraestrutura: cOmO cOmbater a imaturidade, a inviabilidade e a paralisaçãO de Obras brasileiras
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