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equidade.  Mas  o  desenvolvimento  do  PLANSAB  esbarrou  em  barreiras

                  institucionais  de  difícil  superação,  em  particular,  na  disputa  política  sobre  o
                  entendimento  de  ser  o  saneamento  um  bem  de  mercado  ou  um  direito

                  fundamental (MENICUCCI e D’ALBUQUERQUE, 2018).

                  b.    Avanços  nas  estruturas  municipais  de  saneamento  básico
                        promovidos pela PNSB nas últimas décadas

                           A  instituição  dos  Planos  Municipais  de  Saneamento  Básico  -  PMSB

                  promoveu  uma  aproximação  da  sociedade  com  a  questão  sanitária  e  a
                  conscientização sobre o seu vínculo com a saúde e com a qualidade de vida da

                  população, elevando a questão em nível prioritário. Aumentou-se, assim, o apelo

                  e a pressão pública pela universalização do saneamento, e, portanto, a atenção
                  política com a causa.


                           No entanto, a grande maioria dos municípios brasileiros nunca teve um

                  quadro  técnico  voltado  para  o  saneamento,  em  especial  em  razão  do

                  atrelamento  ao  sistema  de  autarquias  estaduais  a  quem  coube  prestar  os
                  serviços de saneamento. Nessa circunstância, os PMSB cumpriram, em muitos

                  casos, um fim protocolar, sendo desenvolvidos por empresas “especializadas em
                  planos municipais”, muitas vezes com a reprodução de um padrão, por vezes

                  sinalizando  projetos  dissociados  da  capacidade  de  investimentos,  e  sem  um
                  amadurecimento  apropriado  que  se  alcançaria  a  partir  de  uma  construção

                  coletiva, com ampla participação da  sociedade local e aderência à realidade.

                  Como consequência, os PMSB cumpriram apenas o objetivo de permitir acesso
                  a verbas públicas, sendo, mais das vezes, literalmente engavetados.


                           Mesmo  assim,  os  PMSB  se  desenvolveram  visando  ao  acesso  a

                  recursos  federais,  disponibilizados  por  meio  do  Programa  Saneamento  para

                  Todos; do FGTS, vinculado à CEF; do Programa de Aceleração do Crescimento
                  (PAC),  vinculado  ao  Ministério  das  Cidades;  e  da  FUNASA,  entre  outros.  No

                  entanto, a liberação dos recursos  foi condicionada a: i) a aprovação de projetos
                  exequíveis, técnica e economicamente; e ii) a participação dos municípios por

                  meio de contrapartidas, com o pagamento de todos os reajustes de preços; do
                  reequilíbrio  financeiro;  do  retorno  dos  investimentos,  no  caso  de  etapa

                  inacabada; e das necessárias desapropriações para implantação das obras.



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