Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

GT do Ibraop que debate Impactos Socioambientais de Obras retomou suas reuniões periódicas

Destaques, galeria_reunioes, Notícias

O grupo temático do Ibraop, responsável em elaborar procedimentos técnicos sobre impactos socioambientais de obras de infraestrutura, retomou suas reuniões virtuais periódicas, nesta quinta-feira (7).

De acordo com o coordenador do grupo e diretor Financeiro Adjunto do Ibraop, Aristóteles Sampaio Costa, os membros estão dando continuidade à elaboração ao que seria o PROC-IBR-SOCIOAMB-003/2024, que trata dos estudos que atestam a viabilidade técnica, econômica, social e ambiental na infraestrutura. “Esse assunto, ao qual nos dedicamos a estudar, será muito debatido durante o Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas deste ano, que tem ‘Planejamento de Infraestrutura’ como tema central”, disse.

O ENAOP 2024 será realizado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado da Piauí (TCE-PI), de 12 a 15 de junho no SESC Praia de Luís Correia, no litoral piauiense. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo hotsite do evento – https://www.ibraop.org.br/enaop2024/

A meta do grupo é elaborar, ao todo, sete procedimentos. Quatro já foram finalizados nos anos de 2022 e 2023, e estão disponíveis para consulta e utilização. Confira:

PROC-IBR-SOCIOAMB-001/2022  Diretrizes para a auditoria de riscos e impactos socioambientais de planos, projetos e execução de investimento em infraestrutura.

PROC-IBR-SOCIOAMB-002/2023 – Análise do planejamento, avaliação de alternativas e portfólio de projetos de infraestrutura.

PROC-IBR-SOCIOAMB-006/2023 – Diretrizes para a avaliação de mecanismos de transparência e integridade na infraestrutura.

PROC-IBR-SOCIOAMB 007/2023 – Diretrizes para a avaliação dos espaços e oportunidades de participação e controle social na infraestrutura.

Back to Top