Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Grupos Temáticos

Congregar profissionais que exerçam atividades relacionadas a auditoria de obras públicas e promover estudos para a proposição, criação ou alteração de normas técnicas estão entre os objetivos estatutários do Ibraop. Em razão disso e pela facilidade promovida pelos eventos que promove, o Instituto mantém e eventualmente cria grupos de estudos e trabalho sobre temas específicos.

Atualmente, o Ibraop possui oito grupos temáticos, que possuem diferentes objetivos de acordo com suas áreas e/ou frentes de atuação em auditoria de obras públicas. Confira cada um deles abaixo:

 

  • Obras Rodoviárias – Coordenado pelo auditor de controle externo Emerson Campos (TCE-MT), o grupo é responsável pela execução do Projeto de Uniformização de Procedimentos em Auditoria de Obras Rodoviárias e Vias Públicas, revisando e atualizando o conteúdo de normas vigentes. O Ato Diex 003/2023 atualizou composição deste grupo, cujos procedimentos finalizados e em consulta estão disponíveis no Site do Ibraop.

Ato-003-2023-alteracao-grupo-rodovias-.pdf

 

  • Saneamento Básico – Coordenado pela auditora aposentada de controle externo Valéria Gonzaga (TCE-MG), o grupo foi criado para debater e elaborar produções técnicas, artigos, divulgações e publicações relacionadas ao Novo Marco do Saneamento Básico, decorrente da Lei Federal n. 14.026/2020. O Ato Diex 007/2023 traz a composição deste grupo, cujas publicações estão disponíveis no Site do Ibraop.

Ato-Diex-007-2023-Novo-Marco-do-Saneamento-Basico.pdf 

 

  • Planilha de Resíduos Sólidos Urbanos – Coordenado pelo auditor de controle externo Alysson Mattje (TCE-SC), este grupo foi criado para elaborar procedimentos de auditoria em serviços vinculados a Resíduos Sólidos Urbanos. Atualmente, estuda e elabora planilhas de preços sobre esses serviços. O Ato Diex 002/2023 atualizou a composição deste grupo, cujos procedimentos finalizados e em consulta estão disponíveis no Site do Ibraop.

Ato-002-2023-Nomeacao-Grupo-Planilhas-RSU.pdf 

 

  • Painel de Obras Públicas – Coordenado pelo auditor de controle externo Guilherme Bride Fernandes (TCE-ES), este grupo é responsável pela discussão e definição de critérios de implantação do Painel Nacional de Obras Públicas, em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB). Trata-se de um painel que busca disponibilizar informações centralizadas e atualizadas referentes a obras e serviços de engenharia provenientes dos Tribunais de Contas que aderirem ao acordo. O Ato Diex 005/2023 traz a composição deste grupo, cujos trabalhos têm sido noticiados no Site do Ibraop.

Ato-005-2023-painel-de-obras.pdf 

 

  • Impactos Socioambientais de Obras de Infraestrutura – Coordenado pelo auditor de controle externo Aristóteles Sampaio Costa (TCE-RR), este grupo é responsável pela discussão e elaboração de material técnico sobre Impactos socioambientais de obras de infraestrutura, sendo criado em decorrência de Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Transparência Internacional – Brasil. O Ato Diex 004/2022 traz a composição deste grupo, cujos procedimentos finalizados e em consulta estão disponíveis no Site do Ibraop.

Ato-004-2022-Grupo-de-trabalho-Impactos-socioambientais.pdf 

 

  • Nova Lei de Licitações e Contratos – Coordenado pelas auditoras de controle externo Éricka da Silva Cândido (TCM-GO) e Silvia Maria Ascenção Guedes Gallardo (TCE-SP), este grupo foi criado para debater estratégias para a aplicação da nova lei de licitações na auditoria de obras públicas e serviços de engenharia. Os trabalhos e reuniões do grupo têm sido noticiados no Site do Ibraop.

 

  • Orientação Técnica – Coordenado pelo auditor federal de controle externo Fabrício Mareco (TCU), atualmente o grupo está elaborando a Orientação Técnica que tratará sobre o Reequilíbrio Econômico-Financeiro dos contratos celebrados pela Administração Pública. O Ato Diex 006/2023 traz a composição deste grupo, cujos trabalhos têm sido noticiados no site do Ibraop.

Ato-Diex-006-2023-Reequilibrio-Economico-Financeiro.pdf 

 

  • Notas Técnicas – Coordenado pelo auditor federal de controle externo Rafael Di Bello (TCU), o grupo está inativo, mas estuda temas relevantes e atuais para a edição de novas Notas Técnicas do Ibraop. O Ato Diex 002/2021 disciplina a elaboração e nomeia Comissão Gestora para análise dessas produções técnicas do Instituto.

Ato-Ibraop-02_2021_elaboracao-de-Notas-Tecnicas.pdf 

 

Back to Top