Apresentação

O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realizam o Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas — o ENAOP 2024 — entre os dias 12 a 15 de junho, no Sesc Praia de Luís Correia, cidade litorânea do Piauí. “Planejamento de Infraestrutura” é o tema central do evento.

A programação tem início com a abertura oficial no fim da tarde da quarta-feira, dia 12 de junho, após a Assembleia Geral do Ibraop. As palestras técnicas deverão ser ministradas ao longo dos dias 13 e 14, quinta e sexta-feira, com uma apresentação cultural de encerramento. 

Para  aqueles  que  fizerem  opção  no  ato da  inscrição, haverá uma visita  técnica às obras instalações do Porto de Luís Correia no sábado, dia 15 de junho. Trata-se de uma extensão da programação oficial, portanto, opcional aos participantes do ENAOP 2024.

Inscreva-se, participe e não deixe de registrar sua participação no painel instagramável do evento. Publique suas fotos e vídeos nas redes sociais, utilizando a hashtag #Enaop2024 e  marcando os perfis do @ibraop e do @tce_pi, que seu post será repostado pela organização do evento. 

Seja bem-vindo e bem-vinda!

Sobre o evento

O objetivo principal desta edição do ENAOP será reunir os diversos órgãos que atuam nas obras públicas, com vistas a aperfeiçoar as atividades de Auditoria de Obras Públicas na defesa de um consistente planejamento da infraestrutura no Brasil.

Essa temática decorre de um projeto do Instituto para a elaboração dos procedimentos de auditoria de riscos e impactos socioambientais de planos, projetos e execução de investimento mem infraestrutura (https://www.ibraop.org.br/procedimentos-socioambientas/).

Desse trabalho, resultou também uma nota técnica realizada em conjunto com entidades da sociedade civil organizada, intitulada “Critérios para análise e classificação de empreendimentos de infraestrutura no Plano Plurianual (PPA) e no Programa de Parcerias de Investimento (PPI)”, tendo sido apresentada a diversos ministérios (Ministério da Fazenda, do Meio Ambiente, do Planejamento e Orçamento), além da Secretaria Geral da Presidência da República para, em nível federal, defendermos a necessidade de um bom planejamento da infraestrutura.

A intenção agora é tratar desse tema em nível estadual e municipal, fazendo o evento em um estado que está passando justamente pelo processo de planejamento da infraestrutura estadual, conforme relatos da Investe PI, e suas subsidiárias ZPE e Porto S/A
(https://investepiaui.com/).

Na ocasião do evento, serão apresentados trabalhos que estão em andamento nos grupos de trabalho do IBRAOP entre 2023 e 2024, como, por exemplo, o livro digital cujo chamamento foi aberto por ocasião do SINAOP intitulado “Gestão, Controle e Regulação do Saneamento Básico”, a nota técnica sobre “Sistema de Registro de Preços em Obras e Serviços de Engenharia” e o texto final da “Orientação Técnica sobre Reequilíbrio Econômico-financeiro” dos contratos administrativos.

Também se objetiva municiar o público do evento com exposições detalhadas acerca de modernas técnicas e soluções de planejamento, bem como propor encaminhamentos no sentido da evolução das atividades afins.

Assim, procuraremos responder às seguintes perguntas: o que é um planejamento de infraestrutura; quais são aspectos relevantes do planejamento; que experiências demonstram a necessidade do planejamento; que boas práticas podemos usar como referência e qual a
importância da integração multinível dos planejamentos no Brasil.

O Litoral Piauiense

O menor litoral do país, com apenas 66 quilômetros de extensão, é um dos mais lindos e acolhedores do Brasil. O litoral piauiense é composto por quatro municípios: Parnaíba, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Luís Correia. Essa última será a anfitriã do ENAOP 2024.

Árvore Penteada, em Luís Correia. Créditos: SETUR/PI

 

Cajueiro da Praia. Créditos: SETUR/PI

Com praias e dunas preservadas e de areia branquinha, além de lagoas e mar de águas cristalinas, o litoral do Piauí também possui por bons restaurantes e por ser uma das melhores regiões do Brasil para a prática de Kitesurf, atraindo praticantes do esporte de todo o mundo.

 

Ilha Grande. Créditos: SETUR/PI

 

 

Entre as praias, destaque para a do Coqueiro e a de Atalaia, em Luís Correia; Pedra do Sal, em Parnaíba; e Barra Grande, em Cajueiro da Praia: um verdadeiro paraíso ecológico para quem procura tranquilidade e beleza natural.

 

O litoral piauiense abriga, ainda, o Delta do Parnaíba: o maior delta em mar aberto das Américas, com um conjunto de 73 ilhas fluviais de paisagem exuberante e uma imensa diversidade de flora e fauna.

 

Participe do evento e conheça esse pedacinho do paraíso no Brasil!

Entenda a logo

    Em referência à cidade que irá sediar o evento e às obras de construção do porto, a logo oficial do ENAOP 2024 traz o pôr do sol de Luís Correia e a imagem de uma draga – um tipo especial de embarcação, cuja função é a de aprofundar portos e vias navegáveis removendo parte do fundo do mar ou do leito de rios e canais.
    Geralmente junto à draga operam uma chata e um rebocador, responsáveis pelo recolhimento e descarte do material extraído. A embarcação representada também traz a imagem do chamado “rainbow”, um efeito provocado pela água ejetada para cima, que lembra o formato de um arco-íris.