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XX SINAOP: Atuação do TCU no Controle de Infraestrutura foi tema de palestra ministrada pelo auditor federal David Grubba

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O auditor federal David Grubba abriu o quinto painel do XX SINAOP, nesta quinta-feira (14), com a palestra “Atuação do TCU no Controle de Infraestrutura: Caso da Auditoria no PNL 2035”. Com o tema “Controle da Integridade Socioambiental da Infraestrutura”, o painel faz referência à ODS 16 da ONU.

O Plano Nacional de Logística 2035, segundo explicou o palestrante, é um instrumento dinâmico de planejamento de transportes, que contribui para o desenvolvimento de análises específicas e a tomada de decisões estratégicas, não só por parte do Poder Público, mas de toda a sociedade.

“O transporte de cargas no Brasil é um dos mais caros e ineficientes do mundo”, disse Grubba citando manchete de uma matéria jornalística que afirma: 60% das cargas do país vão sobre rodas, em estradas ruins, quando poderiam ir muito mais barato por ferrovias e rios. De acordo com o PNL 2035, 17% do total das cargas por ferrovias custam 4% do valor transportado, enquanto 66% do total das cargas por rodovias custam 83%. “Fretes altos impactam a vida de todos os brasileiros pois aumentam os custos dos produtos”, disse e seguiu: “A alta descontinuidade verificada nos quatro Planos Logísticos do Brasil – 2007, 2009, 2011 e 2018 – demonstram, ainda, que há muito desperdício de recursos públicos”.

A palestra de David Grubba foi finalizada com a apresentação dos achados de auditoria do PNL 2035, realizado no ano passado. Ele citou os aspectos positivos – como a construção de uma ferramenta de planejamento robusta e com utilização de inovações tecnológicas – bem como os aspectos que precisam ser melhorados. “Um plano que possui falhas no diagnóstico e de priorização, fatalmente irá falhar na visão de futuro. O MInfra não forneceu metas para 2035 para orientar as escolhas dos projetos, informou.”

O TCU fez uma série de recomendações ao Governo Federal que, se adotadas pelos gestores, podem elevar o patamar do planejamento logístico brasileiro, melhorar o transporte intermodal e gerar R$69 bilhões ao ano de benefícios à sociedade.

Confira AQUI a íntegra desta apresentação!

Engenheiro civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e mestre em engenharia de transportes pela Universidade de São Paulo (USP), David foi professor do curso de engenharia civil do Centro Universitário IESB. Desde 2012, é auditor federal de Controle Externo do TCU e atua na fiscalização de projetos de infraestrutura ferroviária e programas logísticos nacionais.

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