Responsabilidade na execução de obras públicas foi tema de palestra do Ibraop


VSemana_de_Engenharia (2)As responsabilidades dos profissionais de engenharia na execução de obras públicas foi abordada pelo presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas, Pedro Jorge Rocha, durante a V Semana da Engenharia. O evento, realizado pela Anhanguera, começou nesta segunda-feira (6) e segue até o próximo dia 10, em Campo Grande (MS).

 

No início de sua apresentação, Pedro Jorge fez algumas perguntas para provocar os participantes, tais como “Existe planejamento na administração pública?”, “Há responsabilização por obras paradas?” e “Por que as faculdades não ensinam sobre o setor público?”.

 

“A maioria dos presentes eram de acadêmicos de engenharia, por isso tratei de destacar as atribuições e responsabilidades dos futuros profissionais enquanto projetistas, orçamentistas e fiscais de obras no setor público”, explicou o presidente do Ibraop, que também destacou as diferenças entre a atuação no setor público e no setor privado.

 

VSemana_de_Engenharia (3)Um planejamento adequado, um projeto bem feito e pessoal habilitado e capacitado é o mínimo necessário para a correta execução de uma obra pública. Ainda de acordo com o palestrante, a qualidade final da obra, no entanto, também depende de um contrato bem elaborado e de uma fiscalização eficiente.

 

O evento busca atender às diversas áreas der atuação da Engenharia, motivo pelo qual ainda prevê debates sobre a sustentabilidade nas construções, energias renováveis, acessibilidade e o mercado de trabalho na engenharia. A utilização de softwares e sistemas de engenharia – como Elipse, AutoCAD, MS Project, Robótica Leggo e Excel – são os minicursos ofertados.

 

A V Semana da Engenharia conta com o apoio do Instituto de Engenharia (IEMS), do Sindicato dos Engenheiros (Senge-MS), da Associação Brazileira de Engenheiros Mecânicos (Abemec-MS) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso do Sul (CREA-MS).

Veja Também

TCE E CREA-PR firmam nova parceria para o controle das obras públicas

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR) e o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) firmaram,...

Continue lendo

Ibraop discute projeto de Sistema Nacional de Controle de Obras Públicas

O projeto para a elaboração de um sistema capaz de monitorar obras públicas no país foi discutido e avaliado...

Continue lendo

Workshop rodoviário da Agetop deve reunir mais de 1500 pessoas

Mais de 1.500 participantes são esperados no Workshop Rodoviário 2017, coordenado pela Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop),...

Continue lendo

Resolução aprovada pelo TCE-GO adota as diretrizes de OT do Ibraop

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) estabeleceu parâmetros técnicos mínimos para projetos básicos de obras públicas a serem...

Continue lendo

Certificados do Enaop 2017 já estão disponíveis

Os participantes do Encontro Técnico Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o Enaop 2017 – já podem ter...

Continue lendo

AGENDA DE REUNIÕES

2 0 1 7 Para o curso dos trabalhos, foram programadas as seguintes reuniões presenciais para este exercício de...

Continue lendo

ACORDO DE COOPERAÇÃO E ATOS ADMINISTRATIVOS

Acordo de Cooperação Ibraop x IRB   ATO 02/2013 Dispõe sobre a elaboração, divulgação e capacitação de procedimentos para...

Continue lendo

TRIBUNAIS DE CONTAS ASSOCIADOS AO IBRAOP

  Desde 2006, o Ibraop tem firmado Termos de Cooperação Técnica com Tribunais de Contas, tendo como objetivo principal...

Continue lendo