Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Responsabilidade na execução de obras públicas foi tema de palestra do Ibraop

Destaques, Notícias

VSemana_de_Engenharia (2)As responsabilidades dos profissionais de engenharia na execução de obras públicas foi abordada pelo presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas, Pedro Jorge Rocha, durante a V Semana da Engenharia. O evento, realizado pela Anhanguera, começou nesta segunda-feira (6) e segue até o próximo dia 10, em Campo Grande (MS).

 

No início de sua apresentação, Pedro Jorge fez algumas perguntas para provocar os participantes, tais como “Existe planejamento na administração pública?”, “Há responsabilização por obras paradas?” e “Por que as faculdades não ensinam sobre o setor público?”.

 

“A maioria dos presentes eram de acadêmicos de engenharia, por isso tratei de destacar as atribuições e responsabilidades dos futuros profissionais enquanto projetistas, orçamentistas e fiscais de obras no setor público”, explicou o presidente do Ibraop, que também destacou as diferenças entre a atuação no setor público e no setor privado.

 

VSemana_de_Engenharia (3)Um planejamento adequado, um projeto bem feito e pessoal habilitado e capacitado é o mínimo necessário para a correta execução de uma obra pública. Ainda de acordo com o palestrante, a qualidade final da obra, no entanto, também depende de um contrato bem elaborado e de uma fiscalização eficiente.

 

O evento busca atender às diversas áreas der atuação da Engenharia, motivo pelo qual ainda prevê debates sobre a sustentabilidade nas construções, energias renováveis, acessibilidade e o mercado de trabalho na engenharia. A utilização de softwares e sistemas de engenharia – como Elipse, AutoCAD, MS Project, Robótica Leggo e Excel – são os minicursos ofertados.

 

A V Semana da Engenharia conta com o apoio do Instituto de Engenharia (IEMS), do Sindicato dos Engenheiros (Senge-MS), da Associação Brazileira de Engenheiros Mecânicos (Abemec-MS) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso do Sul (CREA-MS).

You must be logged in to post a comment.

Back to Top