Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Ibraop em Dezembro

Atividades

O Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas — o ENAOP 2024 — será realizado de 12 a 15 de junho, no Sesc Praia de Luís Correia, cidade litorânea do Piauí.  “Planejamento em Infraestrutura” é o tema central em debate.

Todas essas definições, bem como a logo oficial do evento e parte da programação, foram aprovadas pelo Ibraop e o TCE-PI em reunião realizada pela comissão organizadora, em dezembro.

Também foi prorrogado o prazo para envio de artigos a serem publicados no livro digital “Gestão, Controle e Regulação do Saneamento Básico”. O artigo — que agora pode ser entregue até 9 de fevereiro de 2024 — deve ter relação com as seguintes áreas temáticas: 1) abastecimento de água potável e/ou esgotamento sanitário; 2) limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; 3) drenagem e manejo das águas pluviais urbanas: 4) licitações, concessões e privatizações.

O Ibraop disponibilizou um novo procedimento de auditoria para ser utilizado pelos Tribunais de Contas: o PROC-IBR-SOCIOAMB 007/2023. O documento traz diretrizes para a avaliação dos espaços e oportunidades de participação e controle social na infraestrutura.

Ainda em dezembro, parte da diretoria do Ibraop participou do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), realizado em Fortaleza (CE), e também fez um balanço das atividades do ano em reunião com os coordenadores dos grupos de trabalhos temáticos do Instituto. Exatas cinco áreas e/ou frentes de atuação em auditoria de obras públicas estão sendo estudadas pelo Instituto: Obras Rodoviárias, Saneamento Básico, Planilha de Preços (RSD), Reequilíbrio Econômico-Financeiro e Impactos Socioambientais.

Back to Top