Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Ibraop realiza visita institucional ao TCE-MG

Destaques, Notícias

O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas realizou uma visita institucional ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, nesta terça-feira (23). A diretora de Comunicação do Ibraop, Narda Consuelo Vitório Neiva Silva, apresentou as principais ações do Instituto para a diretora de Fiscalização de Matérias Especiais do TCE-MG, Karla da Costa Martins, e sua equipe.

“É importante informar os TCs filiados e os auditores associados sobre a atuação e produção técnica do Ibraop, construída com a colaboração de profissionais do controle externo de obras das várias regiões do Brasil”, disse Narda, ao explicar cada uma das frentes de trabalho do Instituto.

Atualmente, o Ibraop possui nove grupos de trabalho, sendo que sete já estão em atuação e, dois, em formação. Os temas vão de Reequilíbrio Econômico-Financeiro dos Contratos Administrativos, Painel de Obras Públicas, Saneamento Básico, Impactos Socioambientais de Obras de Infraestrutura, Planilhas de Custos relativos aos Resíduos Sólidos, Obras Rodoviárias e Vias Públicas, até Notas Técnicas e Revisão dos Procedimentos de Auditoria de Obras de Edificações.

A diretora de comunicação convidou a equipe de engenheiros da Corte Mineira para participar desses debates temáticos, a exemplo do coordenador de Auditoria de Obras do TCE-MG, Douglas Emanuel Nascimento de Oliveira, que já integra dois GTs do Ibraop. “Essa contribuição é mútua, uma vez que o Tribunal de Contas participa da elaboração de orientações técnicas que futuramente vão servir de norte para o jurisdicionados planejarem melhor suas obras públicas”, pontuou Douglas.

A visita foi encerrada com a manifestação da diretora de Fiscalização de Matérias Especiais do TCE-MG, Karla da Costa Martins, em participar da 20ª edição do Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o XX SINAOP. “Tive a oportunidade de participar do ENAOP 2019, em Vitória [ES] e os conhecimentos que adquiri foram de grande valia para o nosso trabalho. Vou aguardar a abertura das inscrições para iniciar o trâmite interno e garantir participação da nossa equipe”, observou Karla.

O XX SINAOP terá “Infraestrutura e Sustentabilidade” como tema central e será realizado, de 11 a 15 de setembro, no Parque de Eventos Fundaparque, em Bento Gonçalves (RS). O hotsite do evento já está disponível para acesso em https://www.ibraop.org.br/xx-sinaop/

Back to Top