A R T I G O S – T É C N I C O S

Quer apresentar artigos técnicos durante a programação do XX SINAOP? Então confira as regras para submissão e envie seu trabalho até às 00h do dia 23 de julho de 2023!

Acesse aqui!

I N S C R I Ç Õ E S

As inscrições do XX SINAOP já estão abertas! Faça ou atualize seu cadastro junto ao Ibraop; confira em qual tabela de valores você está ou se organize em um grupo para ganhar desconto!

Inscreva-se

P R O G R A M A Ç Ã O

Está prevista a realização de conferências, palestras, apresentações de artigos e minicursos, todos com temas atuais e extremamente relevantes para o debate do tema central do evento: "Infraestrutura e Sustentabilidade".

Veja a programação preliminar!

Apresentação

 

O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) realiza a 20ª edição do Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas –  XX SINAOP – de 11 a 15 de setembro, no Parque de Eventos Fundaparque – Pavilhão E, em Bento Gonçalves (RS).

 

O evento foi inspirado na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, por isso o tema central é “Infraestrutura e Sustentabilidade”. As palestras estão dispostas em painéis, cuja temática contempla seis dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. São eles:

 

ODS 5, com a participação das mulheres na infraestrutura brasileira;

ODS 6, avaliando as questões de saneamento no Brasil e a experiência exitosa de Portugal na extinção dos lixões;

ODS 9, tratando do uso de tecnologias em auditoria no contexto da indústria, inovação e infraestrutura;

ODS 11, ressaltando soluções para viabilizar cidades sustentáveis;

ODS 11, 12 e 13, tratando de prevenção e resposta a desastres em um conjunto de objetivos referentes a cidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis e ação contra a mudança global do clima;

ODS 16, endereçando questões relevantes de controle da integridade socioambiental da infraestrutura no contexto da paz, justiça e instituições eficazes.

O evento conta também com cinco minicursos:

1. Orçamentação de Obras Públicas | Elci Pessoa Júnior (Eng. Civil);

2. Nova Lei de Licitações e Contratos | Pedro Jorge Rocha de Oliveira (Ibraop);

3. Metodologia de Avaliação de Qualidade das Rodovias | Paulo Pinto (TCE-RS);

4. Precificação de Riscos | André Baeta (TCU); e

5. Saneamento | professores a confirmar.

Também está prevista a apresentação de artigos técnicos selecionados de acordo com as temáticas dos painéis, além da divulgação de trabalhos técnicos produzidos por auditores que compõem os seis grupos de trabalho do Ibraop. São eles:

• Procedimentos de auditoria de riscos e impactos socioambientais de planos, projetos e execução de investimento em infraestrutura, realizados em parceria com a Transparência Internacional Brasil;

• Revisões de procedimentos de auditoria de obras rodoviárias e vias urbanas, realizados principalmente durante a pandemia;

• Orientação Técnica sobre reequilíbrio econômico-financeiro nas obras e serviços de engenharia;

• Livro digital “Controle de Infraestrutura pelos Tribunais de Contas”, realizado pelo Ibraop e a Transparência Internacional – Brasil com apoio da Fundação Betty e Gordon Moore

• Livro “Mulheres no Controle Externo”, recém-publicado em homenagem ao centenário da Conselheira Lindalva Torquato do TCE-RN, a primeira mulher a ser nomeada conselheira no sistema de controle externo brasileiro.

  • Público alvo:

Auditores de Controle Externo, servidores e dirigentes dos Tribunais de Contas e dos diversos órgãos de controle envolvidos com obras públicas dos governos federal, estadual e municipal, bem como profissionais dos setores público e privado que exerçam fiscalização, gestão ou execução desse tipo de empreendimento.

  • Local:

Parque de Eventos de Bento Gonçalves – Fundaparque — Pavilhão E
Alameda Fenavinho, 481 – CEP 95703-364 | Bento Gonçalves – RS

  • Sobre a logo:

As logomarcas dos eventos do Ibraop sempre fazem referência a algum símbolo ou monumento que identifique a cidade sede. Em 2023, o Sinaop será realizado em Bento Gonçalves – a Capital Brasileira da Uva e do Vinho. Por esse motivo, a logo do evento estampa o Pórtico de Bento Gonçalves – e um galho de parreira ou videira. A estrutura de concreto, levantada em 1980 na entrada da cidade, possui 17 metros de altura, tem o formato de um tipo de barril chamado pipa e se tornou um dos cartões-postais da região.


Elementos alusivos ao tema central do evento – Infraestrutura e Sustentabilidade – também foram inseridos na logomarca do XX Sinaop. Nela aparecem seis dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, que são os assuntos em debate nos painéis do evento.

Sobre Bento Gonçalves

    A cidade é um dos mais belos e importantes destinos turísticos da Serra Gaúcha e do Brasil. A vocação industrial e turística, as paisagens ‘bordadas de parreirais’ e a garra de seu povo fazem da cidade um lugar acolhedor e de natureza exuberante. A cidade é pioneira como destino enoturístico do país.
    Escolhida pelo Ministério do Turismo em 2007 como um dos 65 polos indutores de turismo do Brasil, a Capital Brasileira da Uva e do Vinho tem na hospitalidade uma de suas características mais marcantes.
    Bento recebe muitos visitantes interessados no clima romântico da serra, no bom vinho e farta gastronomia herdada dos imigrantes italianos. Há programação também para aqueles que preferem desfrutar do contato direto com a natureza, com visitação ao interior dos distritos ou praticando atividades de ecoturismo, ou de turismo aventura.
    As temperaturas tipicamente europeias que chegam a até cinco graus negativos no inverno e trinta e seis graus no verão, proporcionam um espetáculo magnífico da natureza. As quatro estações bem definidas garantem também uma mescla de paisagens, que incluem os vales bordados de parreirais no verão, o colorido bucólico do outono, as frias manhãs de inverno com os vales cobertos de geada e o exuberante colorido da primavera.
    A Prefeitura de Bento, através da Secretaria de Turismo promove uma programação temática para tornar a sua visita ainda mais interessante: a ‘Estação Vindima’ de janeiro a março, movimenta a atividade da colheita e pisa da uva; a ‘Doce Páscoa’ em março e abril; os ‘Retratos de Outono’ de março a maio, o ‘Dia do Vinho’ em junho; o ‘Inverno de Sensações’ de junho a agosto, com a diversidade e os melhores atrativos do inverno; o ‘Encantos de Primavera’, de setembro a novembro promove o encontro com a natureza e cultura locais, o Festival de Balonismo realizado em setembro, com voos incríveis no alto dos parreirais e o ‘Natal Bento’, que resgata o espírito fraterno em grandes espetáculos nas principais praças da cidade.
      Seja como destino de negócios ou de lazer, as opções são bem diversificadas. Consulte no link Programação Diária

     

  • o que está acontecendo atualmente em Bento. A cidade também possui vários Centros de Informações Turísticas – CAT em pontos estratégicos e disponibiliza um número telefônico gratuito caso queira esclarecer dúvidas sobre informações turísticas: (54) 3055-7202.

 

Realização:

Apoio:

Parceiros:

Patrocínios: