Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Experiências dos TCs relacionadas ao Novo Marco do Saneamento Básico foram apresentadas ao Grupo do Ibraop

Destaques, Notícias

As experiências dos Tribunais de Contas do Brasil relacionadas ao Novo Marco do Saneamento Básico – Lei Federal nº 14.026/2020 – começaram a ser apresentadas aos membros do grupo de trabalho constituído pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) responsável pela elaboração de produções técnicas, artigos, divulgações e publicações relacionadas ao tema. O debate foi realizado por videoconferência, durante reunião semanal do grupo, nesta terça-feira (31).

O objetivo do encontro foi explicado, logo no início, pelo presidente do Ibraop, Anderson Uliana Rolim. Segundo ele, a ideia é justamente a de promover, sempre que possível, essa troca de experiências durante as reuniões do grupo. “O Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas [ENAOP 2022] terá o Saneamento Básico como tema central, em especial as inovações trazidas pelo Novo Marco Legal”, disse. A diretora Técnica do Ibraop, Adriana Portugal, acrescentou que, nesse sentido, é importante conhecer essa realidade para, inclusive, avaliar o impacto da Lei Federal nº 14.026/2020 nos trabalhos dos Tribunais de Contas.

As apresentações dos auditores do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), de Santa Catarina (TCE-SC), do Distrito Federal (TCDF) e do Tribunal de Contas da União (TCU) foram feitas na sequência.

Confira os detalhes abaixo:

TCE-ES – A auditora de controle externo Ana Emília Brasiliano Thomaz informou que a Corte de Contas Capixaba fez, em 2021, um levantamento da prestação de serviço de água e esgotamento sanitário no Estado e capacitou sua equipe sobre os impactos e desafios do NMSB. Em 2022, o Plano de Auditoria do TCE-ES prevê o acompanhamento da prestação do serviço de água e esgotamento sanitário, das providências quanto à regulação dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de orientar os jurisdicionados. “Precisamos levantar quais investimentos foram feitos em 2021 e os previstos para 2022, para saber quão longe os jurisdicionados estão de atingir as metas até 2023. Também estamos buscando nos capacitar para as auditorias operacionais sobre a implementação da Politica Estadual de Saneamento Básico”, frisou.

TCE-SC – O auditor de controle externo e também integrante desse grupo técnico do Ibraop, Rogério Loch, em sua apresentação, apenas observou as demandas relacionadas ao NMSB que a Corte Catarinense tem recebido.

Segundo Loch, o TCE-SC recebeu uma denúncia questionando a validade dos contratos de programas e sua prorrogação junto à Companhia Estadual, formato que era vigente antes da Lei Federal nº 14.026/2020. O NMSB, explicou o auditor, é enfático pela abertura de licitação via concessão para participação da iniciativa privada. “Como tratar essa questão? Pois não é tão simples responder: isso envolve indenização às Companhias Estaduais e a legislação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) [que ainda não foi totalmente elaborada]”, disse.

Ana Emília comentou que o único Tribunal de Contas que auxiliou o TCE-ES nessa questão foi o TCE-SP. O auditor federal Victor de Moraes apontou para uma possível irregularidade do contrato se, eventualmente, ele foi aditado após a vigência do NMSB. O presidente do Ibraop, por fim, enfatizou que o Instituto é o foro ideal para o desenvolvimento desse debate e abriu a possibilidade dessa questão ser abordada ou no Enaop 2022 ou em um outro momento.

TCDF – As auditoras Silvia Lima Damasceno Carvalho, Yasmin Carla Marchioro e Cinthia Thais de Carvalho Luz Thomazi falaram da realidade do Distrito Federal que,  pelas dimensões do Estado, se difere de todo o país. “Brasília distribui água para 99% da população e oferece serviço de esgoto para 91%. O lixão foi desativado em 2018. Nosso foco tem sido auditar o Plano de Resíduos Sólidos e Urbanos, que está em fase de planejamento, e acompanhar a gestão do aterro sanitário, que ainda está no prazo de utilização”, disse Cinthia.

Yasmin complementou que o Governo do Distrito Federal está estruturando uma Parceria Público-Privada para tratamento de resíduos sólidos, que prevê não apenas a instalação de novas estações de tratamento, como também a geração de biogás (energia). “Essa PPP foi modelada e, inclusive, já nos apresentaram o projeto em uma primeira reunião. Estamos aguardando a chegada da documentação para fazer análise prévia”.

Por fim, Cinthia sugeriu: “Em se tratando de Saneamento Básico, acredito que seria interessante uma atuação do TCU para alinhar o conhecimento e metodologias dos TCs nas auditorias operacionais, criando indicadores em todo o país. A fiscalização ocorreria de de forma uniforme, ainda que cada Estado possua suas particularidades”, concluiu.

TCU – O auditor federal Victor Marcuz de Moraes, da Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura Urbana do TCU, explicou que o setor foi subdividido em cinco grandes diretorias – entre elas a de Saneamento Básico – há pouco mais de dois anos.

De acordo com ele, o tema já era complexo antes da aprovação do NMSB e que agora está ainda mais. “Sem dúvida alguma, o sucesso depende da regionalização efetiva dos entes federados. Vejo que a nossa dificuldade, do ponto de vista do controle, será essa: nos organizar para melhor atuar e contribuir para que todo o resto funcione”.

Atualmente, o TCU tem concentrado seu trabalho acompanhando a elaboração das normas de referência pela ANA, as atividades desenvolvidas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional do Governo Federal (MDR) e pelo Comitê Interministerial de Saneamento Básico (Cisb).

Back to Top