Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Curso “Corrupção e Grandes Obras” foi iniciado e segue até o dia 1 de abril

Destaques, Notícias

Iniciou nesta segunda-feira, dia 28 de março, o curso online “Corrupção e Grandes Obras”, organizado pela Transparência Internacional Brasil (TI-Brasil), pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI) e pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP). As aulas – direcionadas a jornalistas, ativistas, membros de organizações da sociedade civil e servidores públicos de órgãos de controle externo e interno – seguem até o dia 1 de abril.

Durante a abertura, o diretor-executivo da TI-Brasil, Bruno Brandão, agradeceu as instituições parceiras na organização do curso, bem como a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e a Fundação Moore, apoiadores do evento. Registrou que 622 pessoas manifestaram interesse em participar das aulas gratuitas, mas para possibilitar um diálogo de qualidade entre professores e alunos, apenas 90 vagas puderam ser abertas.

Encerrou sua fala enaltecendo a qualidade técnica dos profissionais convidados a ministrar o curso e apresentando a instituição que representa. Segundo ele, a Transparência Internacional existe há três décadas, está presente em 110 países e lidera a luta contra a corrupção no mundo.

O coordenador de projetos da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Reinaldo Chaves, se apresentou em seguida. Informou que o aprimoramento profissional dos jornalistas e a difusão dos conceitos e técnicas da reportagem investigativa são os principais objetivos da Abraji, seguidos de outras missões, como a defesa do direito de acesso a informações pública e da liberdade de expressão. Por fim, se disse satisfeito com as parcerias firmadas para a realização do curso, uma vez que isso possibilitou o alcance de mais pessoas.

A abertura foi encerrada com a fala do presidente do Ibraop, Anderson Uliana Rolim. Ele agradeceu a todos que trabalharam, direta e indiretamente, pela realização do evento, falou que curso possui uma grade diversificada e muito rica sobre a temática, e lamentou que o tema ‘corrupção’, infelizmente, nunca deixará de ser atual em nosso país.

Ele apresentou o Instituto aos participantes, dizendo que o aprimoramento técnico de métodos e procedimentos de auditoria e controle de obras e serviços de engenharia é o seu principal objetivo. Disse, ainda, que todo conteúdo técnico produzido – tais como Orientações Técnicas, Notas Técnicas e Procedimento de Auditoria de Obras – é gratuitamente disponibilizado em seu site. “Todo esse trabalho é realizado de forma voluntária pelos colegas, imbuídos do interesse de promover a melhoria do Controle Externo das Obras Públicas”, frisou.

Na oportunidade, colocou o Instituto a disposição de todos os participantes, entidades e organizações ali representadas, desejando que esse evento marque o início de novas parcerias. ”Vislumbro que esse curso seja apenas o primeiro de muitos outros que virão”, disse e concluiu: “Que possamos ao longo destes dias, minimizar nossas angústias com o atual cenário desolador do país e renovar esperanças em dias melhores, por meio do compartilhamento de experiências e conhecimento”.

PROGRAMAÇÃO – A primeira aula do curso foi ministrada pelo professor Pedro Henrique Pedreira Campos, que atua no Programa de Pós-Graduação de História da UFRRJ (PPHR), e pelo  gerente de Meio Ambiente e Clima da Transparência Internacional – Brasil, Renato Morgado.

Nesta quarta-feira, dia 30, o auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Manoel Moreira de Souza Neto, ministra a aula “Riscos de corrupção e fraude em licitações e contratos: a atribuição dos Tribunais de Contas na identificação e mitigação de gargalos”. No mesmo dia, a diretora Técnica do Ibraop e auditora de controle externo do TCDF, Adriana Cuoco Portugal, fala sobre as “Principais irregularidades observadas pelos Tribunais de Contas em obras de infraestrutura”.

Back to Top