Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Ibraop apresentou projeto de criação do Registro Nacional de Obras Públicas à Atricon

Destaques, Notícias

11/02/2020

Membros da Diretoria Executiva do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) se reuniram com o vice- presidente de Relações Político-Institucionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Renato Rainha, em seu gabinete no Tribunal de Contas do Distrito Federal no último dia 11.

O presidente, Anderson Uliana Rolim (TCE-ES); o diretor Técnico, Pedro Jorge Rocha de Oliveira (TCE-SC); o diretor de Relações Institucionais, Pedro Paulo Piovesan de Farias (TCE-PR) e a diretora de Comunicação do Ibraop, Adriana Cuoco Portugal (TC-DF), apresentaram projeto elaborado pelo Instituto e que defende a criação do Registro Nacional de Obras Públicas.

“Criar um registro para cada obra pública no país seria o primeiro passo para a geração de um cadastro de obras que, por sua vez, irá gerar a programação desse Sistema Nacional de Obras Públicas”, disse Pedro Jorge. O diretor Pedro Paulo completou explicando que o registro de obras seria similar ao Renavan – Registro Nacional de Veículos Automotores, ou seja, “um número que identificará cada obra individual e definitivamente”.

Para se conseguir essa identidade, serão usadas as coordenadas geográficas dos vértices da poligonal que delimita o terreno onde se localiza a construção. O avanço tecnológico e as facilidades de utilização de coordenadas geo-referenciadas permitem a criação de sistemas amigáveis e de simples manuseio para o desenho e localização dos terrenos, com base em mapas digitais já amplamente utilizados pela população. “Basta agora viabilizar economicamente o desenvolvimento de aplicativos específicos”, completou Adriana Portugal.

Uma vez que um terreno, ou qualquer propriedade pública, esteja registrado por meio de um número único, todas os atos administrativos pertinentes a ele podem ser gradativamente relacionados e conectados ao bancos de dados de diversas entidades de planejamento, da administração e de controle. “Seria possível, por exemplo, o fornecimento, em tempo real, de uma ampla gama de informações para aprimorar todas as ações voltadas à realização de obras públicas, com mais eficiência, eficácia e efetividade.”, concluiu o presidente do Ibraop, Anderson Rolim.

O projeto será encaminhado para a Diretoria da Atricon, para apreciação e possíveis ações voltadas a sua implementação e, caso aprovado e implantado, poderá proporcionar ainda os seguintes ganhos, independente do sistema que venha a utilizá-lo:

  • Amarração de maneira lógica e única entre “obra mãe” (ou Empreendimento” inicial) e suas obras secundárias, nos casos de novas intervenções, ampliações ou manutenções;
  • Possibilidade de o número identificador ser utilizado simultaneamente pela administração pública para controlar a localização de todas as suas propriedades (bens imóveis), sejam eles da união, estados ou municípios;
  • Resolve antecipadamente o problema de vincular o número identificador de uma obra a serviços que a precedem ou aos que sejam posteriores à construção;
  • Possibilidade de se incentivar e promover o cadastro de terrenos públicos sem que necessariamente se esteja prestes a realizar uma obra. Isso é útil para controle gerencial da localização desses terrenos (e imóveis sobre eles), e para se fazer arquivamento de histórico de intervenções, estudos e projetos que já existem para aquele local;
  • Evitar a sobreposição de repasses de recursos da União para obras em Estados e Municípios, com os investimentos já destinados ao mesmo local com utilização de outras fontes de recursos;
  • Inserção no sistema de cadastro único, por meio de coleta automática, dados referentes a Anotações ou Registros de Responsabilidade Técnica e existência de projetos e de serviços técnicos de engenharia já realizados para o terreno em questão, independente de informações a serem inseridas pelo pretendente a tomador de recursos.
  • Interligação de sistemas que tenham informações sobre obras e serviços de engenharia do setor público, tais como os Conselhos profissionais de engenheiros e de arquitetos, Receita Federal e outros sistemas de controle interno e externo da administração pública.
  • Fornecimento de informações gerenciais necessárias ao planejamento e à elaboração de leis orçamentárias, inclusive em relação ao atendimento do previsto no artigo 45 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Veja mais detalhes do projeto AQUI!

You must be logged in to post a comment.

Back to Top