Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Professor da PUC aposta em tecnologia de ponta para otimização de serviços topográficos

Notícias

Os serviços topográficos são aqueles ligados à movimentação de terra e equivalem a 35% do valor das obras rodoviárias. Esse foi o tema da exposição do engenheiro Tule César Barcelos Maia, professor da UFG e da PUC Goiás e assessor do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, na manhã desta quarta-feira (31/mai) na programação do Enaop 2017.

Ele falou sobre as ferramentas tecnológicas mais avançadas e disponíveis aos profissionais da área e também aos órgãos de controle externo da administração pública, como é o caso dos Tribunais de Contas.

Questões como a determinação da superfície primitiva, precisão e acuraria, pontos de segurança e sistemas de referência das coordenadas foram abordadas, bem como softwares específicos, acopláveis aos equipamentos, GPS, sensores remotos e scanners se constituem em valiosa ajuda aos que atuam nesse campo, permitindo soluções integradas capazes de, em tempo real, estabelecer medidas precisas, em típico exemplo de automação que exige o mínimo da intervenção humana.

A utilização de drones é recomendada para uso em obras como pontes e bueiros. Por último, o assessor do TCE Goiás falou sobre a existência de empresas especializadas nesses serviços, às quais tanto as empresas quanto a administração pública podem recorrer para otimizar seus serviços.

You must be logged in to post a comment.

Back to Top