Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Minicurso mostrou ensaios de qualidade de pavimentos em laboratório móvel

Notícias

Dezenas de engenheiros, técnicos e servidores de Tribunais de Contas de vários Estados, de prefeituras, de órgãos estaduais e de construtoras participaram de um Mini Curso sobre Ensaios de Qualidade de Pavimentos , no TCE de Goiás, nesta terça-feira, 30 de maio, como parte do Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas, o ENAOP 2017.

Dividido em duas partes, teórica e prática, o mini curso foi ministrado pelo engenheiro Marco Antônio Borges Traldi e o tecnólogo Daniel Menezes Brandão, dos quadros do Tribunal goiano e responsáveis pela operação do laboratório móvel que serviu de modelo para várias unidades da Federação. A apresentação ficou a cargo do chefe da Serviço de Infraestrutura do TCE, Ricardo de Souza Lobo.

O controle tecnológico é relevante para verificação, pelos órgãos de controle externo da administração pública, da qualidade das obras de pavimentação, pois permite verificar a adequação dos insumos utilizados, da produção e do produto final, garantidoras do bom desempenho e durabilidade dos pavimentos, além de subsidiar as medições.

Para execução dos ensaios são colhidas amostras de solo para medição das misturas por camadas de pavimentos, no corpo do aterro, na camada final de aterro, sub-base estabilizada e base estabilizada granulometricamente. Os aparelhos instalados no laboratório móvel medem itens como teor de umidade, grau de compactação e as misturas. Para medir a composição adequada da massa asfáltica são usados outros aparelhos que medem as misturas, granulometria, expansão, plasticidade, resistência, compactação, material ligante e outros componentes presentes no projeto. Até a temperatura da massa asfáltica é medida e precisa estar em grau adequado quando da usinagem, transporte e aplicação in loco, segundo as normas técnicas estabelecidas pelo DNIT ou por leis estaduais.

Em termos de controle externo, como é a missão dos Tribunais de Contas, estes testes apontam o eventual superfaturamento desde os serviços de escavação, carga e transporte de solos, terraplenagem e pavimentação.

Na parte prática, os participantes do mini curso acompanharam vários testes feitos ao ar livre, com os instrumentos do laboratório móvel disposto em área que permitiu a assistência de todos os inscritos, que também conheceram o laboratório móvel e receberam uma apostila com todas as informações transmitidas pelos instrutores do TCE-GO.

You must be logged in to post a comment.

Back to Top