Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Grupo de trabalho do Ibraop se reúne em Salvador para elaborar manual de AOP

Destaques, Notícias

Manuel_AOP_BahiaA última reunião deste ano do grupo de trabalho responsável em elaborar o Manual de Procedimentos de Auditoria de Obras Públicas foi realizada entre os dias 28, 29 e 30 de novembro, em Salvador (BA). Os auditores do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e de diversos outros Tribunais de Contas, buscam normatizar auditorias e das competências e requisitos do auditor, bem como da elaboração das matrizes de planejamento, de procedimentos, de achados e de responsabilização.

De acordo com a vice-presidente do Instituto, Narda Consuelo Silva (TCE-MT), “o objetivo da reunião é alinhar as decisões a fim de normatizar os procedimentos do manual”. Esse manual deve estar à disposição dos TCs no primeiro semestre de 2018, no entanto, diversos procedimentos que podem ser seguidos pelos auditores de todo o Brasil já estão disponíveis no site do Ibraop.

“Trata-se de um projeto do Ibraop, o de fazer procedimentos que serão aplicados no Brasil inteiro pelos Tribunais que aderirem a ele. Essas reuniões são realizadas nos Tribunais que têm representantes no grupo, como é o caso do TCE-BA”, salientou Narda Silva.

O gerente de auditoria Heinz Ulrich Ruther, avalia que o Manual de Auditoria de Obras Públicas é de extrema importância para a corte baiana por, primeiro, mostrar a eficácia do trabalho do Tribunal de Contas, e também, como um ponto de partida para o trabalho de outros tribunais.

“O manual é um trabalho em conjunto e uma forma de outros TCs reconhecerem o nosso trabalho e de que forma atuamos na área de obras. O resultado que buscamos é que, com o manual, outros Tribunais possam atuar de maneira muito parecida com a nossa, na realização das suas auditorias”, afirmou.

You must be logged in to post a comment.

Back to Top