Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Mário Roberto Dayrell é homenageado pelo Ibraop e TCE de Goiás

Notícias

O engenheiro Mário Roberto Dayrell, conselheiro substituto aposentado do TCE-GO, foi homenageado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas e pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás durante a abertura do Encontro Técnico Nacional de Auditoria de Obras Públicas | ENAOP na noite dessa segunda-feira (29). O homenageado trabalhou por 41 anos como auditor, além de ter sido um dos fundadores do Ibraop e maior incentivador da realização de seus eventos. O Ibraop foi idealizado e proposto por Márcio Soares da Rocha do TCM-CE no IV Sinaop, em 1999 também em Goiânia.
Emocionado, o conselheiro substituto citou o orador romano Cícero, dizendo que “nenhum dever é mais importante que a gratidão”. Disse, ainda que o gesto não seria esquecido por ele, pois permaneceria “na memória de seu coração”. No final do seu discurso, enalteceu a relevância do encontro técnico para a sociedade brasileira e desejou um excelente evento a todos os presentes.

Confira abaixo a íntegra do discurso:

“Excelentíssimo Senhor Presidente do Tribunal de Cotas do Estado de Goiás, ilustre conselheiro Kennedy de Sousa Trindade, dileto amigo.

Excelentíssimo Senhor Presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas, Pedro Jorge Rocha de Oliveira.

Excelentíssimo Senhor Vice-Governador do Estado, José Eliton de Figueiredo Júnior.

Excelentíssimo Senhor Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Joaquim Alves de Cstro Neto.

ExcelentíssimoConselheiro Sebastião Tejota, na pessoa de quem cumprimento os demais conselheiros, auditores, procuradores e demais membros dessa corte.

Digníssimas autoridades aqui presentes, sintam-se todas saudadas na pessoa do ilustre vice-presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil e do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Valter Albano da Silva, nosso conferencista dessa noite.

Meus queridos familiares, minha esposa, filhas e netos. Prezados colegas com os quais compartilho dessa honrosa homenagem.

Queridos colegas e amigos, peço inicialmente permissão a essa seleta plateia para fazer um agradecimento particular ao presidente deste egrégio Tribunal de Contas e ao amigo Diretor de Engenharia Gilnei Vaz Costa, pela homenagem que hoje recebo emocionado.

Para tanto, sirvo-me das palavras do grande orador romano Cícero, que dizia: ‘Nenhum dever é mais importante que a gratidão!’. Assim esse gesto ficará registrado de forma indelével, em algo muito maior do que a moldura de um quadro. Permanecerá gravado na memória do meu coração, onde se devem recolher as sinceras manifestações de carinho que hoje recebo.

Acolho, envaidecido, essas belas homenagens que para mim significa o reconhecimento de 53 anos de atividade ininterrupta, sendo 41 anos como auditor, sempre voltada ao interesse superior deste Tribunal. Neste momento, de alegria, felicidade e gratidão, lembro, com as palavras envoltas na saudade, do ano de 1971 em que fui designado como responsável da Sétima Auditoria Financeira e Orçamentária, com especialização em Obras de Engenharia Civil.

Naquele período, até 1983, desenvolveu-se um grande trabalho em especialização em obras públicas. Data em que conclui o trabalho sobre organização administrativa dos municípios. Tese esta apresentada por este Tribunal no ‘X Congresso Brasileiro dos Tribunais de Contas’, realizado em Belém – PA no ano de 1973.

Recordo, ainda, que em 1984, pela relevância de serviço prestado pela Sétima Auditoria, passou a ser designada de Auditoria Técnica de Engenharia, consolidando sua atuação sobre o controle externo nas obras e serviços de engenharia, contando com o pessoal técnico e especializado.

A propósito, registro também, envaidecido, que fiz a palestra de abertura do I Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas, realizado em Brasília em 1996 pelo TCU. Nessa palestra foi apresentado o trabalho desenvolvido e realizado por este Tribunal, que serviu de modelo para que  o TCU editasse a Portaria n. 07-segecex, em 9 de março de 1998, que aprovou os procedimentos de auditoria a serem utilizados nas fiscalizações de obras públicas, oficializando, assim, o controle externo nessa área a cargos dos Tribunais de Contas.

Por fim, senhoras e senhores, devo enaltecer a relevância deste Encontro Técnico Nacional de Auditoria de Obras Públicas para a sociedade brasileira. Obrigado pelas homenagens e um cordial abraço a todos. tenham um excelente evento!”

You must be logged in to post a comment.

Back to Top