Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

A Caixa Econômica Federal, uma das patrocinadoras do XXI Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (Sinaop), foi contemplada com um espaço na programação técnica do evento para apresentar algumas iniciativas do banco na concessão de crédito para entes públicos. Moderado pelo diretor do Ibraop, Fernando Morini (TCM-SP), o painel “Palavra do Patrocinador” encerrou a manhã de debates, nesta quinta-feira (21).

 

O gerente nacional de Padronização e Normas da CAIXA, Rodrigo Gorski, foi o primeiro a se apresentar com a palestra “Muito Além do FGTS”, onde demonstrou o papel do banco como parceiro no desenvolvimento nacional. Ele detalhou a estrutura da equipe VIGOV CAIXA por regiões do Brasil e a composição da rede executiva de governo, ilustrando a distribuição de seus empregados.

“VIGOV é a sigla para Vice-Presidência de Governo da Caixa Econômica Federal: a área responsável por gerenciar e coordenar as parcerias da CAIXA com o setor público, como o governo federal, estados e municípios, e está envolvida em discussões e execução de políticas públicas e estratégias governamentais”, explicou.

@thg_fernandes

Gorski quantificou, ainda, os recursos e o ciclo do Orçamento Geral da União 2025, mostrando bilhões de reais em investimentos e repasses que beneficiam uma vasta porcentagem de municípios brasileiros. O palestrante também falou do sucesso da modalidade de contratação de Parceria Público-Privada (PPP) e das políticas públicas da CAIXA através de contratos para 2025, incluindo ações em saúde, educação e recuperação de infraestrutura.

Por fim, abordou o avanço desses investimentos em obras paralisadas, o histórico e a atualização do SINAPI – Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil – e a iniciativa Selo CAIXA Gestão Sustentável, que reconhece municípios por práticas de governança e responsabilidade socioambiental.

Clique AQUI para ver a íntegra dessa apresentação!

@thg_fernandes

“PPPs e Investimentos Públicos: Controle com Eficiência e Segurança Jurídica” foi o tema da palestra ministrada, na sequência, pelo gerente executivo da CAIXA, Ricardo Oliveira. Ele detalhou o cenário atual das PPPs, que demonstram crescimento exponencial e estão impulsionando setores essenciais como saneamento e iluminação pública.

“A CAIXA atua como agente estruturador, garantindo a viabilidade e a aderência a boas práticas de governança”, disse o gerente do banco ao demonstrar em um mapa a distribuição regional dos projetos estruturados. A apresentação também distinguiu a lógica das PPPs das obras públicas tradicionais, focando no longo prazo, remuneração por desempenho e mitigação de riscos, destacando o papel crucial do Tribunal de Contas em todas as fases dos contratos.

Clique AQUI para ver a íntegra dessa apresentação!

Confira todas as fotos dessas palestras no Flickr do Ibraop!

Back to Top