Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Atividades do biênio 2023-2024 diretoria e secretaria executiva do Ibraop em reuniões realizadas em Brasilia

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O cronograma de atividades previstas para o biênio 2023-2024 foi revisitado pelos membros da Diretoria e da Secretaria Executiva do Ibraop em reunião realizada nos dias 19 e 20 de março, na sede Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), em Brasília (DF). Entre os assuntos em pauta estavam os eventos, as visitas institucionais e os trabalhos dos grupos temáticos previstos para esse ano.

Na ocasião, a programação técnica do ENAOP 2024 foi atualizada e novas sugestões de possíveis palestrantes e conferencistas foram debatidas. “No segundo semestre deste ano, o Ibraop dará apoio técnico a outro evento, idealizado pelo TCM-RJ com o objetivo de fortalecer o projeto de engenharia no Brasil. E já estamos estudando onde o XXI SINAOP poderá ser realizado”, informou Adriana.

Exatos 13 Tribunais de Contas filiados ao Ibraop foram visitados até o momento. Até o fim deste ano, outros 20 estão previstos de serem visitados. Essas visitas institucionais visam não só aproximar as instituições parceiras e filiadas, como para apresentar as ações em andamento aos auditores de controle externo que atuam com obras e serviços de engenharia. A intenção é também visitar a Abracom e o Comitê de Obras do IRB.

Ao fim, o andamento da produções técnicas, em todas as frentes de trabalho dos grupos temáticos do Ibraop, foram repassados pelos membros da Diretoria. A Orientação Técnica de Reequilíbrio Econômico-Financeiro, por exemplo, deverá ser posta em consulta pública no mês de abril. Os grupos de Saneamento, Rodovias e de Impactos Socioambientais estão trabalhando em novos procedimentos de auditoria. Já a Nota Técnica que versa sobre Sistema de registro de Preços à luz da Nova Lei de Licitações e Contratos está em fase de revisão.

“Abrimos novas frentes de trabalho: revisão do Estatuto do Ibraop, atualização dos materiais técnicos, criação do grupo de trabalho para debater a modelagem BIM e a edição de uma nota técnica sobre obras paralisadas”, completou Adriana.

Além da presidente, estavam presentes o vice-presidente Anderson Uliana Rolim (TCE-ES), e os diretores Administrativo, Bartolomeu Lordelo Jr (TCM-BA); Administrativo Adjunto, Rafael Di Bello (TCU); Técnico, Guilherme Bride Fernandes (TCE-ES); e de Comunicação do Ibraop, Narda Consuelo Vitório Neiva Silva (TCE-MT); Financeiro Adjunto, Aristóteles Sampaio Costa (TCE-RR); e de Eventos, Fernando Morini (TCM-SP).

SECRETARIA EXECUTIVA – Para organizar as atividades administrativas decorrentes das deliberações ocorridas na reunião da DIEX, Adriana e Narda se reuniram com a secretária executiva, Raiane de Sousa Silva Barbosa, e as assessoras técnica e de comunicação do Ibraop, Paula Palma Fontes e Janayna Cajueiro, durante todo o dia 20.

Toda a rotina administrativa foi alinhada, tais como envio de ofícios e convites, bem como levantadas novas demandas de comunicação, como orçamentos de publicações e produção de materiais de divulgação e de vídeos para redes sociais.

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