Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Ibraop promove primeira reunião de grupo responsável em debater o uso da plataforma BIM

Destaques, galeria_reunioes, Notícias

O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), promoveu sua primeira reunião virtual para tratar da utilização da plataforma BIM – Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção – nas auditorias de obras públicas. O encontro por videoconferência foi realizado na tarde desta quarta-feira, dia 28 de fevereiro.

De acordo com a presidente do Ibraop, Adriana Portugal, a ideia foi reunir auditores de controle externo de diferentes Tribunais de Contas do Brasil para saber se a plataforma estava sendo utilizada, ou não, para exercício de suas atividades e de que forma. “Com isso, nos encontramos virtualmente com representantes dos TCEs de Alagoas, Paraná, Pará, Tribunal de Contas da União e eu, do TCDF, para discorrer sobre o assunto”, explicou.

Ainda segundo Adriana, as reuniões vão se tornar periódicas a partir de agora e, a exemplo do que aconteceu com o grupo responsável em debater a Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC), especialistas deverão ser convidados a participar desses debates. O objetivo é  colher informações suficientes para a elaboração de uma Nota Técnica, para orientar auditores sobre o uso da ferramenta.

BIM – A plataforma BIM é uma ferramenta que permite o desenvolvimento de plantas de construção inteligentes. Com ela é possível, por exemplo, inserir informações sobre insumos, metragem, fornecedores, entre outras informações, de forma facilitada no projeto. A maior vantagem de sua utilização é a organização e o planejamento, uma vez que permite acompanhar com precisão, por exemplo, os prazos e custos.

Back to Top