Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Ibraop auxilia a TI-Br na revisão da metodologia do Índice de Transparência e Governança Pública de 2024

Destaques, Notícias

Em atendimento a pedido feito pela Transparência Internacional – Brasil (TI-Br), o Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) auxiliou Na revisão da metodologia e avaliação de transparência de obras públicas dos municípios brasileiros.

Todos os anos, a TI-Br realiza a avaliação do Índice de Transparência e Governança Pública – o ITGP. Em 2024, serão avaliados os órgãos do Poder Executivo das capitais brasileiras e, além de toda a metodologia geral, está sendo desenvolvido um módulo de avaliação especificamente para obras públicas, o que inclui questões sobre o Novo PAC – o Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal.

As entidades desenvolvem atividades de interesse comum desde 2021, quando o Ibraop foi convidado a ministrar um dos módulos do curso “Corrupção e Grande Obras”, promovido pela TI-Br. Em 2022, oficializaram a parceria com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, responsável pela criação do grupo de trabalho que se reúne regularmente para debater e produzir procedimentos de auditoria de obras públicas sobre “Riscos e Impactos Sócio-ambientais em Infraestrutura”. Hoje já atuam em conjunto com outras entidades, como a GT Infraestrutura e Justiça Socioambiental, Instituto Socioambiental (ISA) e Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA).  

Confira AQUI os procedimentos de auditoria e AQUI as publicações geradas dessa parceria.

Back to Top