Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

TCE-MS vai ter laboratório móvel para analisar obras de asfalto

Destaques, Notícias

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) vai contar com um laboratório móvel para análise de materiais usados em obras de asfalto no Estado. Também está sendo montado um laboratório fixo para esse tipo de serviço, que deve começar efetivamente em dois meses. Estima-se investimento de R$ 900 mil para isso.

O trabalho ficará a cargo da Divisão de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia e Meio Ambiente do tribunal, sendo que servidores e técnicos ainda passarão por capacitação.

Segundo o chefe da divisão beneficiada, o auditor de controle externo Ricardo Rivelino Alves, “o Tribunal de Contas está finalizando a contratação dos laboratoristas, que serão responsáveis pela operação dos equipamentos e pela realização dos ensaios e das análises”.

A ideia é ter forno para determinar teor de betume; extratora dos corpos de prova do pavimento asfáltico; agitadores de peneiras; equipamentos para medir a espessura e o teor do cimento asfáltico colocado na massa asfáltica, entre outros. “Por meio dos ensaios realizados, também vai ser possível aferir parâmetros e verificar se o objeto foi executado conforme o contratado e se está de acordo com as normas e boas práticas de execução”, diz nota da instituição.

Rivelino ressaltou ainda que o laboratório vai dar um caráter mais técnico e especializado para as manifestações dos auditores de controle externo sobre os serviços de implantação, manutenção e conservação de vias.

Fonte: Campo Grande News ( Leia matéria original AQUI)

Back to Top