Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Consultor participa de reunião do GT de Resíduos Sólidos Urbanos do Ibraop

Destaques, galeria_reunioes, Notícias

O grupo técnico do Ibraop, responsável pela elaboração de planilha de preços e de cartilha orientativa sobre serviços de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) contou com a consultoria do engenheiro civil Leonardo Marques Rezende Tavares em reunião virtual realizada nesta quarta-feira, dia 17 de maio.

Com experiência em aterros sanitários de diversos portes, Leonardo Tavares possui especial conhecimento em cada uma das fases desses empreendimentos, desde a concepção do projeto, estudo de viabilidade até a sua implantação, execução e operação.

“Trouxemos um especialista para nos ajudar a nivelar a discussão sobre a forma como o Ibraop irá tratar as planilhas de aterro sanitário, em função das várias técnicas de operação de aterro e capacidades de recebimento de resíduos que existem”, explicou o coordenador do grupo e diretor financeiro do Ibraop, Alysson Mattje.

Segundo Mattje, o grupo também estava na dúvida se iria incluir ou não o tratamento de chorume na planilha de preços de aterro sanitário. “Decidimos  não incluir, em razão da grande variação de técnica e preço para esse tipo de serviço. Com relação ao aterro sanitário, vamos buscar projetos padrões para, a partir deles e dependendo da técnica e da capacidade de cada um, formar uma ou mais planilhas para depois disponibiliza-las ao público em geral”, explicou.

CONSULTA PÚBLICA – o PROC-IBR-RSU-027/2022, que objetiva subsidiar a utilização de planilha para a composição e verificação do preço total do serviço de varrição manual de ruas, continua aberto para consulta pública. Contribuições de melhorias, correções ou inclusões devem ser enviadas para o e-mail ibraop@ibraop.org.br até 1º de junho de 2023.

Back to Top