Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

ENAOP 2019: Representante da CNM apresentou diagnóstico de obras municipais

Destaques, ENAOP2019, Notícias

O assessor técnico da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Humberto Brandão Canuso, ministrou a palestra “Diagnóstico da CNM em Obras Municipais” durante a realização do Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas | ENAOP, nesta sexta-feira (13). O evento – que tem “Inovações em Auditoria de Obras Públicas” como tema central – foi organizado pelo Ibraop e pelo TCE do Espírito Santo.

Baixe AQUI o arquivo desta palestra!

Depois de apresentar a CNM e os trabalhos que desenvolve em todo o país, o palestrante falou da atual conjuntura do país. ”Estamos vivendo uma das maiores recessões da história do Brasil: PIB em retração, desequilíbrio das contas públicas, impossibilidade de aumento da carga tributária, engessamento dos orçamentos públicos e insegurança jurídica”, pontuou.

Segundo Canuso, nesse cenário, a má gestão fica ainda mais visível na execução de obras públicas. “Falta planejamento, o que favorece práticas criminosas e a descontinuidade administrativa”. Na opinião do assessor técnico da CNM, a solução seria a realização de uma reforma fiscal, tributária e administrativa: “Precisamos combater práticas patrimonialistas, como a reserva de mercado e a destinação política de recursos. Combater, ainda, a corrupção e a prática de crimes contra a administração pública, adotando medidas que solucionem as obras paralisadas no país”, concluiu.

SAIBA MAIS – A CNM é a maior entidade municipalista da América Latina por congregar 5.568 cidades brasileiras e possuir cerca de 5 mil filiados ativos. A entidade entende que o papel dos municípios é fundamental para a redução das desigualdades sociais e para o alcance de um futuro melhor para os brasileiros. Por isso, realiza ações conjuntas às diversas esferas de poder – Executivo, Legislativo, Judiciário e instituições de controle como o Ministério Público e Tribunais de Contas.

You must be logged in to post a comment.

Back to Top