Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

PERITOS DA POLÍCIA FEDERAL EXPÕEM PERÍCIA REALIZADA EM MARIANA, APÓS O ROMPIMENTO DA BARRAGEM

Destaques, Notícias, XVIIISinaop

 

A Perícia de Engenharia do Departamento da Polícia Federal (DPF) relacionada ao rompimento da barragem de rejeitos da empresa Samarco, em Mariana (MG) – incidente já definido como o maior desastre ambiental da história do país – foi contemplada com o Prêmio “Perícia Oficial do Triênio 2015/2017”, conferido em São Paulo pela Sociedade Brasileira de Ciências Forenses.

Dois responsáveis pela coordenação dessas investigações, os peritos criminais federais Sidney de Oliveira Barbosa (DPF/PB) e Thales Evangelista Fernandes de Souza (DPF/PI), ministraram palestra no XVIII SINAOP na manhã desta terça-feira (6).

Ambos expuseram formas, métodos e esforços desenvolvidos pela equipe de 25 peritos de engenharia e de meio ambiente vinculados a departamentos diversos da PF. Contaram sobre o trabalho à distância (com os recursos da internet), sobre o ritmo ininterrupto dessa atuação, sobre as muitas visitas de campo e sobre os encontros que tiveram “para alinhamento das apurações”.

O prêmio da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses foi recebido quarta-feira passada. Com base na conclusão da perícia, o Ministério Público fez a denúncia de técnicos e executivos da Samarco, empresa que tem participação acionária da Vale do Rio Doce e da australiana BHP.

Em entrevista, o perito Sidney Barbosa lembrou que a empresa responde por negligência na execução do projeto e na operação da barragem. O rompimento, em 5 de novembro de 2015, afetou 650 quilômetros de rio, atingiu 39 cidades, destruiu todo o distrito de Bento Rodrigues e matou 19 pessoas.

Assista AQUI a íntegra das apresentações do período da manhã dessa terça-feira (6)!

You must be logged in to post a comment.

Back to Top