O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) lançou – durante a realização do ENAOP 2024 – edital de chamada de contribuições para a elaboração de livro comemorativo do seu Jubileu de Prata, os 25 anos de fundação. A publicação, constituída de trechos da história do Instituto contados por seus associados, deverá ser lançado por ocasião do XXI SINAOP, em 2025.
O objetivo, segundo um dos fundadores do Ibraop, o auditor federal aposentado André Mendes, é registrar partes da história do Instituto por meio de narrativas de situações inusitadas, curiosas, engraçadas ou dramáticas, vividas por aqueles que, de alguma forma, participaram da criação e do desenvolvimento do instituto.
André Mendes compõe a comissão organizadora desse livro comemorativo – instituída por meio do Ato DIEX n. 005/2024 – junto a outros dois associados do Ibraop e que, atualmente, também compõem o Conselho Consultivo do Instituto: os auditores aposentados Pedro Jorge Rocha de Oliveira (TCE-SC) e Pedro Paulo Piovesan de Farias (TCE-PR).
“Queremos reunir narrativas de situações contadas por seus protagonistas ou testemunhas oculares dos fatos, de modo prosaico e descontraído, em ordem cronológica dos acontecimentos. A ideia é que o leitor possa conhecer um pouco da história do Instituto de forma lúdica e, ao mesmo tempo, se envolver com o espírito de união em torno de um objetivo comum, o que sempre motivou suas diversas gestões e seus associados ou colaboradores”, explicou.
Os contos devem conter no mínimo uma página e no máximo seis, deverão conter o nome completo do narrador, nome da instituição para a qual trabalha ou ocupação principal, além do número de seu CPF. O arquivo deve ser enviado para artigos@ibraop.org.br até dia 30 de setembro. Existe, ainda, a opção de envio de áudio com duração mínima de 5 minutos e máxima de 15 minutos.
A seleção dos textos será feita pela comissão organizadora até o dia 30 de outubro. Os contos serão adaptados, de modo a conferir uniformidade ao livro, até 30 de dezembro.