Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Ibraop disponibiliza novo procedimento de auditoria para participação e controle social na infraestrutura

Destaques, Notícias

O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) já disponibilizou o PROC-IBR-SOCIOAMB 007/2023 para utilização dos auditores de controle externo dos Tribunais de Contas e demais profissionais de área afim. O novo procedimento de auditoria traz diretrizes para a avaliação dos espaços e oportunidades de participação e controle social na infraestrutura.

Clique AQUI e tenha acesso ao procedimento!

O documento tem como objetivo orientar a equipe de auditoria a verificar e analisar a existência e a qualidade das oportunidades e espaços de participação e controle social no ciclo de vida do investimento em infraestrutura. A intenção é garantir a defesa do interesse público, a integridade dos processos e a inclusão e o atendimento das demandas dos grupos impactados pela infraestrutura.

Além dos seus objetivos e justificativas, o PROC-IBR-SOCIOAMB 007/2023 apresenta diretrizes para cada fase da obra, recomendando a realização de audiências públicas – tanto para a discussão do edital de licitação quanto para a emissão de licença ambiental prévia – e a adoção de linguagem simples e acessível nos documentos disponibilizados para a população. Enumera, por fim, os possíveis achados de auditoria, os documentos para instrução processual e as normas técnicas relacionadas.

Este procedimento considera as etapas descritas no PROC-IBR-SOCIOAMB 001/2022, que traz diretrizes para a auditoria de riscos e impactos socioambientais de planos, projetos e execução de investimento em infraestrutura, considerando as obrigações legais de participação social assim como recomendações baseadas em boas práticas nacionais e internacionais.

Considera o PROC-IBR-SOCIOAMB-002/2023, que faz uma análise do planejamento, avaliação de alternativas e portfólio de projetos de infraestrutura.

Considera, também o PROC-IBR-SOCIOAMB 006/2023, que traz diretrizes para a avaliação de mecanismos de transparência e integridade na infraestrutura, vez que a participação social garante a priorização do interesse público, restando menos espaço para a captura dos processos dos empreendimentos por interesses privados.

Clique AQUI e tenha acesso a todos os procedimento elaborados pelo GT do Ibraop responsável pelo tema “Riscos e Impactos Socioambientais em Infraestrutura”!

Back to Top