Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

ENAOP 2024: Ibraop e TCE do Piauí iniciaram a organização do evento

Destaques, Notícias

O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Púbicas e o Tribunal de Contas do Estado do Piauí iniciaram a organização do Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o ENAOP 2024. A presidente Adriana Portugal, o diretor Financeiro Alysson Mattje e a assessora Técnica do Ibraop, Paula Palma Fontes, se reuniram com a equipe da Corte Piauiense, em Teresina, e visitaram as obras do Porto do Piauí, em Luís Correia, nesta segunda-feira (6).

A primeira reunião, realizada pela manhã na sede do TCE-PI, teve como pauta a apresentação da obra do Porto de Luís Correia, localizada no litoral do Estado. Segundo a presidente do Ibraop, o objetivo foi estudar a viabilidade logística da inclusão de uma visita técnica à essa obra na programação do ENAOP 2024.

Para tanto, o diretor presidente da Zona de Processamento de Exportação/ ZPE Parnaíba, subsidiária da Investe Piauí, Álvaro Nolleto, apresentou os detalhes da obra na ocasião. De acordo com ele, a etapa de dragagem do canal de acesso ao Rio Igaraçu já está em andamento. 

O projeto ainda prevê a construção de um porto operacional, para o acesso de turistas e transporte de carga, e de um terminal pesqueiro, para aquecer o setor. No total, serão investidos R$ 90 milhões em uma área de 180 hectares.

No período da tarde, as equipes do Ibraop e do TCE-PI visitaram o canteiro de obras do Porto de Luís Correia, localizado a 18 quilômetros da cidade de Parnaíba e a 336 quilômetros da capital Teresina. “Estamos empolgados, tanto com a parceria do Tribunal do Piauí, quanto com a ideia de debater planejamento em infraestrutura de uma forma mais ampla. A visita foi muito profícua!”, disse Adriana Portugal.

Por fim, também conheceram sede da ZPE  Parnaíba, onde foram apresentados aos demais colaboradores da Investe Piauí.

SAIBA MAIS – O Governo do Estado do Piauí, por meio da Lei nº 7. 495/2021, constituiu a  Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí — a Investe Piauí. Ela e suas subsidiárias – a ZPE Parnaíba e a Porto Piauí – estão desenvolvendo projetos estratégicos de infraestrutura e atração de investimentos para os setores de pesca e turismo no norte do Estado, aproveitando a infraestrutura já instalada e buscando firmar uma rede de cooperação com a comunidade pesqueira da região.

O Terminal Pesqueiro de Luís Correia deverá revitalizar um setor de grande importância econômica e social, a partir da atualização dos procedimentos e processos produtivos da cadeia do pescado, que, mesmo sem infraestrutura, já ocorre e é fonte de renda para muitas famílias.

Back to Top