Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Ibraop participa de reunião para debater o Plano Estratégico 2024-2029 da Atricon

Destaques, Notícias

A presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), Adriana Portugal, participou da segunda reunião de apresentação e discussão da proposta do Plano Estratégico, para os próximos seis anos (2024-2029), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O encontro foi realizado na sede do Tribunal de Contas do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF), nesta quinta-feira (21).

As atividades foram abertas pelos coordenadores da Comissão de Sistematização do novo Plano Estratégico da Atricon, Valter Albano (TCE-MT) e Edilson de Sousa Silva (TCE-RO), e pelo integrante do grupo, conselheiro Antônio Renato Alves Rainha (TC-DF). A dinâmica das análises consistiu na discussão da proposta do Plano por grupos temáticos. Após as discussões, foram apresentadas sugestões de aperfeiçoamento.

De acordo com Adriana, “nesse processo de construção do Planejamento Estratégico 2024-2029 da Atricon, o Ibraop pôde apresentar propostas de fortalecimento do corpo técnico dos Tribunais de Contas e de estímulo à transparência ativa das decisões e processos de controle externo dos TCs”. Essas e outras várias propostas, em um debate plural, envolvendo conselheiros, conselheiros-substitutos e procuradores dos MPTCs, serão analisadas e eventualmente validades nas demais etapas de elaboração do plano.

Ao final do encontro, o presidente da Atricon, Cezar Miola, lembrou da importância do diálogo no planejamento estratégico da associação. “Fala-se muito sobre escuta ativa. Precisamos ouvir uns aos outros, num diálogo interinstitucional, envolvendo também a sociedade. E esses processos estão sendo efetivados por meio de ações de comunicação e de capacitação em nossos TCs. Mas precisamos desse laço, de um norte, de um rumo. Esse é o papel do planejamento estratégico”, concluiu.

“O novo planejamento estratégico da Atricon conduzirá os Tribunais de Contas do Brasil ao aperfeiçoamento da fiscalização dos gastos públicos e da prevenção e do combate à corrupção e ao desperdício de recursos públicos”, destacou o conselheiro Renato Rainha.

A primeira reunião foi realizada no início do mês, no Rio de Janeiro, e o último está previsto para o dia 28 de setembro em São Paulo. Também participaram dessa edição os representantes da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).

Fonte: Informações e fotos da Assessoria da Atricon (leia matéria original AQUI)

Back to Top