Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Diretora do Ibraop abre o quarto painel do XX SINAOP – “Mulheres na Infraestrutura” – com discurso inspirador

Destaques, Notícias

“Hoje, reunimos um grupo de mulheres líderes, com trajetórias bem-sucedidas, com contribuições significativas e constantes para o controle externo e o Sistema Tribunais de Contas!”, disse a diretora de Comunicação do Ibraop, Narda Consuelo Vitório Neiva Silva, ao abrir o quarto painel do XX SINAOP que tem “Mulheres na Infraestrutura” como tema.

Em seu discurso, a mediadora do painel lembrou que ele foi inspirado no ODS 5 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, que ressalta a importância da igualdade de gênero e do empoderamento de todas as mulheres e meninas. “É certo que a igualdade de gênero é um direito humano fundamental e é inegável que se trata de um caminho de mão única a ser trilhado para um avanço social com o desenvolvimento sustentável e a prosperidade de nossas sociedades”.

Narda disse que isso tudo evidencia o quanto as mulheres vêm desempenhando importantes papeis na busca por um futuro sustentável, inclusivo e igualitário. “A história nos conta de mulheres em suas jornadas de superação, conquista de espaços e territórios, na busca por seus direitos e pelo reconhecimento da capacidade e habilidade profissional”, disse e continuou: “Esse grupo de mulheres atua para a garantia da transparência pública, da responsabilidade profissional e institucional e eficiência na gestão dos recursos públicos. São profissionais visionárias que atuam direta e indiretamente, antes, durante e após a auditoria de obras públicas”.

Os participantes do XX SINAOP puderam, então, acompanhar as palestras da auditora federal, Renata Silveira Carvalho (TCU); das auditoras de controle externo Lúcia Patrício (TCE-PB) Luciana Guerra (TCM-SP) e Risodalva Castro (TCE-MT/Atricon); e da conselheira substituta, Ana Cristina Moraes (TCE-RS).

Após todas as apresentações, a diretora do Ibraop disse que as contribuições trazidas por elas “são um testemunho vivo de como a igualdade de gênero não é apenas uma meta a ser alcançada, mas uma realidade a ser vivenciada e a comprovação de que juntos, podemos avançar em direção ao cumprimento do ODS”.

SAIBA MAIS – O XX SINAOP conta com o apoio institucional do Tribunal de Contas o Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

Back to Top