Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

XX SINAOP: Diretora do Ipea abriu o segundo painel com palestra sobre Mobilidade e Planejamento Urbano

Destaques, Notícias

A palestra “Mobilidade e Planejamento Urbano Sustentáveis” da diretora-adjunta de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Vanessa Gapriotti Nadalin, abriu o segundo painel do XX SINAOP nesta terça-feira (12). A apresentação integra o painel “Cidades Sustentáveis”, que teve como  moderador o conselheiro Renato Rainha (TCDF).

Vanessa iniciou sua apresentação comparando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) – com metas até 2015, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) – com metas até 2030. “Os ODS são mais complexos e audaciosos. Há uma convergência entre eles, o que aproximou os temas urbanos às questões ambientais”, explicou: “O ODS 11 busca tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

Falou da importância de termos cidades mais compactas e que possuam uma forma urbana específica. “As formas urbanas influenciam os padrões de mobilidade urbana. Se a cidade for compacta, as pessoas podem ter uma vida rica e se deslocar a pé, não precisando de veículos e, portanto, não emitindo muito carbono”, pontuou.

Grandes cidades são mais densas e compactas, menos fragmentadas. Já as cidades médias são mais densas e espraiadas. Cidades no padrão “Americano”, segundo a diretora do IPEA, inviabilizam um transporte público eficiente, o que aumenta as distâncias percorridas, o tempo de deslocamento e a emissão de gases.

Confira AQUI a íntegra dessa apresentação!

O XX SINAOP conta com o apoio institucional do Tribunal de Contas o Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

Conta, ainda, com o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA – a Mútua, e da Caixa Econômica Federal.

Back to Top