Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

XX SINAOP: Diretor do Ibraop falou sobre drenagem urbana no contexto de desastres naturais

Destaques, Notícias

Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos. É esse o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 da Agenda 2030 da ONU e que abriu a apresentação do diretor de Eventos do Ibraop e auditor de controle externo do TCM-SP, Fernando Morini, durante o XX SINAOP. O evento tem “Infraestrutura e Sustentabilidade” como tema central, foi iniciado no último dia 11 e segue até 15 de setembro, no Fundaparque de Bento Gonçalves (RS).

Morini apresentou estudos do CMPI (Coupled Model Intercomparison Project), com projeções para mudanças climáticas em toda a América Latina. De acordo com os dados, houve um grande aumento da emissão de gases de efeito estufa e, por consequência, alteração positiva da temperatura, quando comparado com os registros existentes para os anos de 1961 a 1990.

Como exemplo dos desastres naturais causados por essas mudanças climáticas, o auditor do TCM-SP falou do recorde de chuvas registrado em fevereiro deste ano e que ocasionou a elevação do mar no litoral paulista. “Nas palavras do meteorologista Marcelo Seluchi, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais [Cemaden], foi uma combinação de fatores relacionados à chuva, ao vento e ao mar que fizeram do litoral norte de São Paulo o alvo de um evento absolutamente extremo e histórico. Evento, esse, que causou inundações e deslizamentos, deixando 1.730 desalojados, 766 desabrigados e ao menos 40 mortos”, informou.

Outros exemplos de desastres foram mostrados, inclusive o que acometeu o Estado do Rio Grande do Sul nos dias que antecederam a realização do XX SINAOP. Em sua palestra, Morini citou a importância das ações de prevenção e redução de riscos que precisam ser desempenhadas coordenadamente por diversas secretarias, como as de Defesa Civil, Habitação, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Saneamento, Infraestrutura e Meio Ambiente.

Confira a íntegra da apresentação AQUI!

O palestrante e mediador do terceiro painel do evento é engenheiro civil e contador pela Escola Politécnica e FEA na Universidade de São Paulo. Pós-graduado em ADM de Empresas pela FGVSP com ênfase em TI e em Gestão de Cidades pela PECE-Escola Politécnica da USP. Ocupa, ainda, a função de vice-presidente Regional Sudeste/Sul da ANTC.

Back to Top