Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Cidades Sustentáveis: palestra apresentou ações implementadas na cidade de Curitiba

Destaques, Notícias

Márcio Teixeira é especialista em mobilidade e infraestrutura urbana e ministrou a palestra “Cidades Sustentáveis: sucessos e lições aprendidas”, nesta terça-feira (19), durante a realização do XX SINAOP, em Bento Gonçalves (RS). Em sua apresentação, ele abordou o “Case de Curitiba” na sua construção à sustentabilidade, desde às ações delineadas no Plano Diretor de 1966 até as metas previstas para 2050.

De acordo com ele, o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba tinha a meta de redesenhar a cidade para dar ao sistema maior atratividade e eficiência energética e, assim, reduzir o número de participação de veículos individuais na distribuição modal e as emissões de gás carbônico dos transportes.

Primeiramente, foi feito um entendimento da realidade atual e das tendências futuras. Após, a identificação e o desenvolvimento das competências e dos ativos necessários. E por fim, a constituição de um ambiente capacitante para o desenvolvimento das soluções. “Percebemos que quanto maior a idade média da frota do sistema urbano, menor era o número de pessoas transportadas. Traçamos uma estratégia para recuperar os usuários do sistema, tornando-o mais atrativo, acessível e operacional”, explicou.

Com fotos e demonstrações gráficas, Teixeira demostrou como a criação do primeiro instituto de planejamento urbano do Brasil, o uso do solo atrelado à preservação do meio ambiente, a implantação dos eixos estruturais e os primeiros passos à eletromobilidade transformaram a capital paranaense.

Os resultados desse projeto estão demonstrados AQUI, na íntegra da apresentação!

Márcio Teixeira é engenheiro civil e coordenador Geral da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), órgão executor dos contratos de financiamento multilaterais de obras estruturantes. Tem experiência em gestão de projetos, com planejamento e execução das obras para a Copa 2014 em Curitiba. Atualmente coordena a gestão de três programas de financiamento internacional junto ao BID, NDB e AFD.

Back to Top