Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Autoridades participam da solenidade de abertura do XX Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas

Destaques, Notícias

Diversos presidentes e representantes das entidades apoiadoras e patrocinadoras do XX Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas participaram da solenidade de abertura nesta segunda-feira, dia 11 de setembro. Em suas falas, elogiaram a organização do evento e ressaltaram a importância de se debater “Infraestrutura e Sustentabilidade” nos dias atuais.

O evento conta com a participação de aproximadamente 250 profissionais do controle externo de obras públicas e segue até o dia 15 de setembro, no Parque de Eventos Fundaparque – Pavilhão E, em Bento Gonçalves (RS).

Em sua fala, o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Cezar Miola, registrou do papel e a importância das instituições de controle externo. Citando Santo Agostinho, disse que “não basta fazer coisas boas, é preciso fazê-las bem”. “Nós da Atricon, conselheiros, conselheiros substitutos, temos essa grande missão: a de zelar pela boa administração do dinheiro público”, enfatizou.

Na oportunidade, também anunciou o lançamento do edital de seleção de artigos técnicos que irão compor o livro digital “Gestão, Controle e Regulação do Saneamento Básico” – uma realização do Ibraop em parceria com a Atricon e o IRB – e entregou à presidente do Ibraop, Adriana Portugal, a Medalha da Atricon.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), conselheiro Alexandre Postal, que representou presidente do Instituto Rui Barbosa, pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas fatais das enchentes que acometeram algumas cidades riograndenses e, após, disse lamentar que tamanha tragédia tenha acontecido perto do evento. “Estamos vivendo um momento bastante difícil no Estado, mas que isso não seja o bastante para nos desmotivar”, concluiu.

O conselheiro-substituto Luiz Henrique Lima (TCE-MT), representou o presidente da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas, e em seu discurso lembrou da sua primeira participação em um evento do Ibraop, no ano de 2003. Defensor da preservação do meio ambiente, disse que suas falas sobre acessibilidade e sustentabilidade causaram estranheza da plateia no passado, e que hoje via com grande era alegria e felicidade um evento inteiro dedicado aos temas.

“Não tenho dúvidas: o Sinaop impulsiona o aprimoramento do trabalho dos Tribunais de Contas. Temas e propostas, que agora aparentam ser mirabolantes, em alguns anos serão consagradas e utilizadas pelos nossos colegas auditores no Brasil inteiro”, disse.

 

O presidente em exercício da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA – a Mútua, Carlos Vilhena, disse que a entidade não pretende ser apenas patrocinadora dos eventos do Ibraop e, sim, ser parceira em seus projetos. “Vamos construir uma agenda.

Também estamos compromissados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Que possamos seguir juntos, buscando contribuições de outros parceiros”, enfatizou.

O XX Sinaop tem como tema central “Infraestrutura e Sustentabilidade” e segue até o dia 15 de setembro com intensa programação técnica. Confira todos os detalhes das palestras, minicursos, divulgações e das apresentações de artigos técnicos no hotsite!

Back to Top