Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Ibraop realiza visita institucional ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba

Destaques, Notícias

O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas realizou uma visita institucional ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, nesta segunda-feira, dia 4 de setembro. A presidente, Adriana Portugal — que estava na cidade por ocasião da sua participação no 6º CONACON — foi recebida pelo presidente do TCE-PB, conselheiro Nominando Diniz, em seu gabinete.

Na oportunidade, Adriana apresentou todas as ações do Ibraop que estão em andamento, os produtos elaborados e já disponíveis no site. O folder entregue ao conselheiro presidente — que contém códigos de acesso a diversos materiais técnicos, como  procedimentos de auditoria, publicações e orientações técnicas — foi distribuído aos gabinetes de todos os conselheiros, conselheiros substitutos e membros do Ministério Público de Contas da corte paraibana.

Nominando Diniz também falou sobre uma plataforma desenvolvida por sua equipe técnica com vista à detecção de fraudes em licitações públicas, o AJUNTA. Trata-se de um sistema de avaliação de registro de receitas decorrentes de emendas PIX para favorecer uma seleção de amostras de obras a serem fiscalizadas. “É uma estratégia interessantíssima, vez que essas emendas são muito pulverizadas e pouco fiscalizadas”, observou Adriana.

O AJUNTA ainda será oficialmente lançado pelo TCE-PB e existe a possibilidade de adoção dessa ferramenta em amplitude nacional em virtude de acordo recentemente celebrado com a  Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Também estavam presentes nesse encontro dois auditores de controle externo da casa, o diretor de Tecnologia da Informação, Ed Wilson Fernandes; e o engenheiro Julio Uchoa Cavalcanti Neto, que é membro do Conselho Deliberativo do Ibraop.

Back to Top