Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

6º Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas tem participação do Ibraop

Destaques, Notícias

A presidente, Adriana Portugal, e os diretores Administrativo e de Eventos do Ibraop, Bartolomeu Lordelo Jr e Fernando Morini, participaram do Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil – o 6º CONACON – que foi realizado, de 30 de agosto a 1º de setembro, no Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, em João Pessoa (PB).

Considerado um dos maiores eventos nacionais de Controle da Administração Pública, o CONACON teve “Governança e efetividade no controle” como tema central e reuniu cerca de 350 auditores, autoridades, especialistas, pesquisadores, sociedade e comunidade acadêmica. O objetivo era discutir a oportunidade e o dever de se buscar a padronização mínima da governança dos órgãos e instituições de controle interno e externo, especialmente no que se refere à fiscalização financeira das políticas públicas.

O evento foi aberto com a participação virtual da ministra emérita do Superior Tribunal de Justiça, Helena Calmon, e seguiu com a apresentação de painéis sobre o aperfeiçoamento da administração pública, Nova Lei de Licitações e Contratos, inovações tecnológicas e equilíbrio fiscal, além de diversas oficinas. Uma delas, inclusive, ministrada por Fernando Morini: “Auditoria em Mudanças Climáticas e Desastres Naturais”.

A palestra de encerramento foi feita, pela professora Maria Paula Dallari Bucci, da Universidade de São Paulo, também por videoconferência.  Ela discorreu sobre “A reconstrução do Estado e a atividade de controle”.

“Governança e efetividade são temas em pauta no Congresso Nacional e, realmente, precisamos, enquanto sociedade, falar sobre isso e fazer algo a respeito. Parabenizo a ANTC [Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil] e o TCE-PB pela organização do evento”, disse Adriana.

Back to Top