Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

XX SINAOP: Painel irá abordar diferentes pontos de vistas da política pública de saneamento

Destaques, Notícias

O primeiro painel do Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o XX SINAOP – tem como tema “Saneamento”, que faz referência a um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas: o ODS 6. Inspirado na Agenda 2030, o evento tem “Infraestrutura e Sustentabilidade” como tema central e será realizado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), de 11 a 15 de setembro, no Parque de Eventos Fundaparque – Pavilhão E, em Bento Gonçalves (RS).


Confira a programação completa AQUI!

O debate, moderado pela auditora aposentada Valéria Cristina Gonzaga (TCE-MG), será iniciado às 9h do dia 11 de setembro, pela presidente executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto, com a palestra “Desafios e Oportunidades para a Implementação do Marco do Saneamento”. Pretto é engenheira civil (UFSC) e atuou na concessionária estadual de saneamento básico de Santa Catarina (CASAN), como diretora de Relações Institucionais e Governamentais da ASFAMAS e como presidente da Companhia Águas de Joinville.

“Regionalização e Governança” é o tema da palestra do analista de regulação da Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE), Alceu de Castro Galvão Júnior. Ele é engenheiro civil, mestre em Hidráulica e Saneamento e doutor em Saúde Pública. Ganhou o Prêmio Jabuti 2012  e é professor do MBA de saneamento ambiental da FESPSP.

A consultora especialista em modelagem econômico financeira e project finance, Luciana Nazar, vai falar sobre “PPPs e concessões: uma abordagem histórica e perspectivas futuras para a universalização do saneamento”. Ela trabalhou como executiva sênior em grandes multinacionais do setor de infraestrutura, tendo atuado diretamente em análises de viabilidade econômico-financeira de projetos e empresas, estruturação de financiamentos, auditorias e novos negócios (fusões e aquisições) no Brasil, América Latina e Europa.

“Oportunidades e Desafios em fiscalizações da política de saneamento básico – contribuições da Rede Integrar” é o tema da apresentação da coordenadora do Núcleo de Controle Externo de Meio Ambiente, Saneamento e Mobilidade Urbana do TCE-ES, Ana Emília Brasiliano Thomaz. Ela possui experiência em auditoria de obras e serviços de engenharia e instrução processual e em gestão de projetos integrados de urbanização de assentamentos informais.

O painel se encerra com a experiência internacional de Carlos Martins, professor especialista em Engenharia Sanitária pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Ele irá ministrar a palestra “Regionalização do Saneamento – Paralelo Brasil-Portugal”. Doutorando em Políticas Públicas, mestre em Planeamento Regional e Urbano e com licenciatura em Engenharia Civil, ele atua na EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A.

Já se inscreveu para participar do XX Sinaop? Clique AQUI e garanta a sua vaga!

SAIBA MAIS – O XX evento conta com o apoio institucional do Tribunal de Contas o Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc) e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

Back to Top