Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

“Prevenção e Resposta a Desastres” é o tema do terceiro painel do XX Sinaop

Destaques, Notícias

Cidades e comunidades sustentáveis. Consumo e produção responsáveis. Ação contra a mudança global do clima. Essas são as diretrizes globais de três dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas: os ODS 11, 12 e 13. Eles inspiraram a construção do terceiro painel do Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o XX SINAOP – e terá como tema “Prevenção e Resposta a Desastres”.

Confira AQUI a programação completa!

Os ODS 11, 12 e 13 são extremamente importantes, pois tratam de questões diretamente ligadas à vida das pessoas. Nesse sentido, a primeira palestra será ministrada no fim da tarde do dia 12 de setembro, pelo secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do Governo Federal, Wolnei Wolff. Ele irá falar sobre “A Atuação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil na Resposta e Reconstrução em Situações de Desastres”.

Na sequência, o coordenador de Auditoria de Obras e Serviços de Engenharia do TCE-MG, Douglas Oliveira, apresenta a palestra “Levantamento sobre a estrutura, a organização e o funcionamento dos controles e da gestão de risco da atividade mineraria no Estado de Minas Gerais”. Ele é mestre em engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e já atuou como coordenador de projetos da empresa Carioca Christiani-Nielsen Engenharia.

Raphael Sant’Anna, professor de Engenharia Financeira da Faculdade Senai, no Curso de Pós Graduação em Gestão de Energia e de Eficiência Energética, fala sobre “Inovações técnicas aplicáveis na prevenção a desastres naturais”. Ele é empresário e proprietário da consultoria financeira Recupera Agro LTDA e também atua como consultor de inovação.

O painel se encerra com a palestra do moderado do painel, o diretor de Eventos do Ibraop, Fernando Morini, que vai apresentar um “Estudo dos parâmetros da drenagem urbana a partir dos desastres decorrentes de mudanças climáticas”. Morini é auditor de Controle Externo do TCM-SP, tendo atuado na mesma função no TCE-SP. Ocupa, ainda, a função de vice-presidente Regional Sudeste/Sul da ANTC.

O XX Sinaop tem “Infraestrutura e Sustentabilidade” como tema central e será realizado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), de 11 a 15 de setembro, no Parque de Eventos Fundaparque – Pavilhão E, em Bento Gonçalves (RS).

SAIBA MAIS – O XX evento conta com o apoio institucional do Tribunal de Contas o Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc) e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

Back to Top