Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

“Mulheres na Infraestrutura” é tema de painel no XX Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas

Destaques, Notícias

O quarto painel do Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o XX SINAOP – tem como tema “Mulheres na Infraestrutura”, que faz referência a um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas: o ODS 5. Moderado pela diretora de Comunicação do Ibraop, Narda Consuelo Vitório Neiva Silva, cinco mulheres irão palestrar, na manhã do dia 13 de setembro, sobre suas atuações profissionais.

A auditora federal de controle externo no Tribunal de Contas da União, Renata Silveira Carvalho, irá abrir os debates com a palestra “Cooperação Descentralizada para a Agenda 2030: A contribuição da Rede Integrar”. Ela atua como assessora da Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos e compõe a Secretaria Executiva da Rede Integrar de Fiscalização de Políticas Públicas Descentralizadas, iniciativa a que congrega todos os tribunais de contas brasileiros.

Lúcia Patrício, auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, fala em seguida sobre “A Ação Conjunta do TCE-PB e da Rede Integrar sobre a Desertificação do Semiárido Brasileiro”. Ela é engenheira civil (UFPB), administradora (Universidade de Santo Amaro), mestre em Economia do Setor Público (UFPB) e possui MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental (Faculdades Oswaldo Cruz).

“Observatório de Políticas Públicas do TCM-SP” é o tema da apresentação da auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Luciana Guerra. Engenheira de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia, ela atuou, por 10 anos, desenvolvendo e verificando projetos estruturais. Hoje é secretária de Controle Externo do TCM, já tendo sido coordenadora do Escritório da Qualidade e chefe no Núcleo de Governança e Gestão.

A auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Risodalva Castro, apoia a Atricon em diversos projetos estratégicos, em especial o Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas do Brasil. Ela irá falar sobre “O MMD-TC, o TCE-MT e os ODS: Uma Agenda Comum para o Desenvolvimento”. Graduada em Ciências Contábeis (UFMT) e graduanda em Direito (ICEC), possui especializações nas áreas de gestão pública e controle externo pela UFMT e pela FGV.

O painel se encerra com a apresentação da conselheira substituta do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, Ana Cristina Moraes, com a palestra “ODS da Agenda 2030 e as Obras Públicas”. Mestre em Direito pela UFRGS, é pós-graduada em Direito de Família e Sucessões (Ulbra), Direito Processual Civil (Ulbra), Direito do Estado (Uniritter) e Direito do Trabalho (Unisinos), além de Neurociências e Comportamento, na área da saúde (PUC/RS).

O XX Sinaop tem “Infraestrutura e Sustentabilidade” como tema central e será realizado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), de 11 a 15 de setembro, no Parque de Eventos Fundaparque – Pavilhão E, em Bento Gonçalves (RS).

SAIBA MAIS – O XX evento conta com o apoio institucional do Tribunal de Contas o Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc) e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

Back to Top