Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas terá três palestras de abertura no dia 11 de setembro

Destaques, Notícias

O XX Sinaop – Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas – irá oferecer aos seus participantes uma programação intensa, com debates técnicos de qualidade! Logo no primeiro dia, após a solenidade oficial de abertura do dia 11 de setembro, três conferências serão ministradas.

O evento será realizado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop, de 11 a 15 de setembro, no Parque de Eventos Fundaparque – Pavilhão E, em Bento Gonçalves (RS). As inscrições estão abertas!

“Como o controle pode ajudar a regulação no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” é o tema da apresentação da consultora especialista Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), Patrícia Valente. Ela é doutora e mestre em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e tem atuado no desenvolvimento do Programa de Aprimoramento de Qualidade da Regulação Brasileira – o QualiREG.

A segunda conferência – ”Plano Plurianual Participativo: desafios e aprendizados” – será ministrada pela secretária Adjunta Nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento do Governo Federal, Maria Raquel Mesquita Melo. Analista Legislativa da Câmara dos Deputados, ela é graduada em Processamento de Dados pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Planejamento e Gestão Estratégica, Gerenciamento de Projetos e Gestão de Processos de Trabalho.

O secretário técnico do Programa para Ação Climática e Sustentabilidade (PACS – Sustentável 2030 – Portugal), Pedro Cardoso, encerra as apresentações tratando das “Principais regras e critérios de seleção dos financiamentos com Fundos Europeus”. Ele desempenha funções de direção em diversas áreas de atuação, tais como valorização de resíduos urbanos, recuperação de passivos ambientais, adaptação às alterações climáticas, proteção do litoral e de desenvolvimento da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) sustentável.

Toda a concepção do XX Sinaop foi inspirada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, por isso o tema central é “Infraestrutura e Sustentabilidade”. As palestras estão dispostas em painéis que fazem referência a seis dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Confira AQUI a programação completa!

SAIBA MAIS – O XX evento conta com o apoio institucional do Tribunal de Contas o Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc) e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

Back to Top